Geraldo Eustáquio Moreira http://lattes.cnpq.br/8911881624400864

Última atualização do Lattes: 02.01.2023

Nomes de citação: MOREIRA, Geraldo Eustáquio / MOREIRA, G. E. / MOREIRA, GERALDO E. / EUSTÁQUIO MOREIRA, GERALDO
Mestrado: 15
Doutorado: 5
Pos-Doutorado: 0
Outras: 20
  • Trabalho Técnico (25)+
    • Ano
      2021
      Título
      Coordenador do dossiê ?LGBTQIA+ NA DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DISSIDENTES E RESISTENTES?
    • Ano
      2021
      Título
      Membro do Conselho Editorial de e-books da SBEM/DNE: Edital 03/2021
    • Ano
      2020
      Título
      Relatório de pós-doutorado: 'Brasil no Pisa 2003 - 2012: Uma análise dos resultados em Matemática'
    • Ano
      2020
      Título
      Membro do Conselho Editorial de e-books da SBEM/DNE: Edital 03/2020
    • Ano
      2017
      Título
      Inclusão no Ensino Superior: Dicas e Informações
    • Ano
      2017
      Título
      Sugestão de Normativa para a Organização do Atendimento Pedagógico Domiciliar no âmbito da SEEDF
    • Ano
      2017
      Título
      Cartilha de Orientação aos Professores que Ensinam Matemática aos Alunos com NEE - Educação Especial: Um caminho de lutas
    • Ano
      2015
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES
    • Ano
      2014
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista dos trabalhos do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista do XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM
    • Ano
      2013
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2012
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2011
      Título
      Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia - FAE
    • Ano
      2011
      Título
      Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura da FAE
    • Ano
      2011
      Título
      Assessor Faculdade das Águas Emendadas - FAE
    • Ano
      2011
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2010
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2009
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2008
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2007
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2006
      Título
      Elaboração de Projeto Pedagógico - Curso de Matemática da FAE
    • Ano
      2006
      Título
      Consultor ad hoc do INEP: Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento de IES.
    • Ano
      2006
      Título
      Assessor Faculdade das Águas Emendadas - FAE
    • Ano
      2002
      Título
      Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática das Faculdades IESGO
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Geraldo Eustáquio Moreira Helma Salla Cristina de Jesus Teixeira Weberson Campos Ferreira Cátia Maria Machado da Costa Pereira Hélio Rodrigues dos Santos Meire Nadja Meira de Souza Maurício Resende Rodovalho Joeanne Neves Fraz Paulo Vinícius Pereira de Lima Lygianne Batista Vieira Maria Isabel Ramalho Ortigão Francerly Cardoso da Cruz Edimar Correa e Silva Lygianne Batista Vieira Marcelo Duarte Porto TEIXEIRA, CRISTINA DE JESUS SANDES, JOANA PEREIRA Joana Pereira Sandes Janaina Mendes Pereira da Silva Aldileia da Silva Souza Karla Vanessa G. Santos VIEIRA, LYGIANNE BATISTA Vanessa Franco Neto Thiago Ferreira de Paiva Ellen Michelle B. de Moura BOFF, R. J. BORGES, K. A. de P. Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira Karla Vanessa Gomes dos Santos Jane Aparecida Matos Ferreira ADRIANA PEREIRA ALVES Carlos Augusto Aguilar Júnior Clodoaldo Valverde Andreia Júlio de Oliveira Rocha FRAZ, JOEANNE NEVES Luciane Alves Rodrigues de Sousa Lidia Moreira de Lima Maria Clara Colonna Bianca Luzia Fortini Arguelles Adda Nari Sousa dos Reis Christiano Ricardo dos Santos Ana Caroline Santana de Lima Cayan Maria de Sousa Mario Sergio Aguiar Kátia Milene Pereira Caixeta de Jesus Mateus Reis Fróes Pereira Isabela dos Santos Farias Isla Beatriz Guedes Fonseca Maria Jéssica Rocha Lago Gabriel de Souza Silva Samuel Araújo da Luz de Azevedo Mariana Mandarino Rodrigues Sheila dos Santos Rodrigues FERREIRA, WEBERSON CAMPOS Caio Macedo Amaral Venâncio de Souza Júnior Douglas da Silva Tinti Cleyton Hércules Gontijo Márcia Rodrigues Leal Marcelo Almeida Bairral Juliana Machado Trindade Laura Izar Santos Machado MARIA VICTÓRIA BARBOSA MOREIRA LIMA, PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE ARRUDA, TATIANA SANTOS SILVA, JANAÍNA MENDES PEREIRA DA MILANEZ, RITA LUCIENE DA SILVA Sandra Bizarria Lopes Villanueva Adriano Bressane Andreza Fiorini Perez Rivera cristiane boneto PANTOJA, MARIA JÚLIA LOPES, ANDRÉ VAZ OLIVEIRA, MÍRIAM APARECIDA MESQUITA PAIVA, THIAGO FERREIRA MANRIQUE, ANA LUCIA DIRANI, ELY A.T. TEIXEIRA, ALEXANDRE COELHO LEAL, JOÃO CARVALHO LEAL, MÁRCIA RODRIGUES Georgete Medleg Rodrigues Daniela Francescutti Martins Hott COSTA DE SANT?ANNA, MARCIA SOUZA, MEIRE NADJA MEIRA DE Líviam Santana Fontes AREZES, PEDRO M. FRERE, ANNIE F. Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho Ferreira Flávia Alves da Silva Rachel Botelho Meire Nadja M. de Souza Ellen Michelle Barbosa de Moura Érica Santana Silveira Nery Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes Ana Tereza R. J. Ferreira Hilbernon Fernandes Coelho Flávio Rodrigo de Oliveira Djiby Mané SOUZA, ALDILÉIA DA SILVA Lúcio José Braga dos Santos Gabriela Cândido Ribeiro Mariana Araguaia de Castro Sá Lima Heibbe Cristhian Benedito Oliveira Guilherme Henrique Sousa Alves Luiz Eduardo Siqueira de Almeida Iglê Moura Paz Ribeiro Marli Alves Flores Melo Tiago Felipe de Oliveira Alves Kleber Carlos Mundim Dulcimária Ferreira Cunha Marçal Ellen Michelle Barbosa de Mora Rosineide Magalhães de Sousa Cláudia Tavares do Amaral Liliane Campos Machado Erondina Silva Mônica Castagna Molina Ana Cristina de Araujo Andréia Maria Pereira de Oliveira Fátima Peres Zago de Oliveira Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz Rui Seimetz Luciano Feliciano de Lima Hélio Dias Veruska Albuquerque Pacheco MOURA, ELLEN MICHELLE BARBOSA DE MACHADO DA COSTA PEREIRA, CÁTIA MARIA Membros Outros Ana Tereza Ferreira Ellen Michelle Barbosa de MOUTRA SANTOS, KARLA VANESSA GOMES DOS Edileuza Fernandes Silva SOUSA, LUCIANE ALVES RODRIGUES DE
educação matemática Matemática formação de professores Ensino de Matematica inclusão Avaliação de Instituições de Ensino Superior Educação Matemática Inclusiva Legislação do Ensino Superior Avaliação de Reconhecimento de Curso educação Autorização de Curso de Graduação Educação Especial Anos iniciais do Ensino Fundamental DIreitos Humanos Necessidades educativas especiais Ensino e aprendizagem Educação infantil Atendimento Pedagógico Domiciliar Educação Inclusiva Avaliação Institucional Curso de Licenciatura em Matemática Etnomatemática Licenciatura em Pedagogia Projeto Pedagógico de Curso Superior Avaliação Ensino Fundamental Políticas públicas Teoria das representações sociais práticas pedagógicas PISA FORMAÇÃO CONTINUADA Matemática e diversidade resolução de problemas representações sociais CURSO DE PEDAGOGIA AVALIAÇÃO FORMATIVA Avaliação em larga escala Superdotação e Altas habilidades Inclusão de alunos com NEE Altas habilidades Ensino Remoto Emergencial Avaliador Institucional Linguagem Matemática Autorização de Curso de Graduação - EAD Superdotação transtorno do espectro autista Formação de Professores que Ensinam Matemática pandemia Educação Básica EaD Percepção de professores Ensino de Ciências Autonomia intelectual mestrado profissional SAEB desafios Recursos didáticos aprendizagem matemática educação a distância Alfabetização científica revisão sistemática Aprendizagem significativa Criança situações-problema Formulação de Problemas interdisciplinaridade covid-19 ludicidade DIversidade Avaliação de Reconhecimento de Curso de Graduação Novas Tecnologias Psicopedagogia Distrito Federal Ensino Médio formação docente feedback Ensino Remoto educação de jovens e adultos comissão de avaliação Jogos no processo de ensino de Matemática formação continuada docente Educação Escolar Quilombola Oficinas pedagógicas JOGOS DIDÁTICOS avaliação em Matemática Formação profissional Concurso público deficiência ANOS INICIAIS Credenciamento de IES concepções de professores EDUCAÇÃO DO CAMPO Escola pública Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM Perfeccionismo ensino de ciências e matemática Professores que ensinam Matemática Análise de Propjeto Pedagógico e PDI estágio Supervisionado Letramento Gestão por competências História da Educação Matemática aprendizagem Criatividade em Matemática CST em Logísitica Administração possibilidades e desafios oficinas temáticas MULTIPAPER DIREITO À EDUCAÇÃO Competências Produções acadêmicas Ensino de Química práticas de ensino concepções Currículo Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação Dificuldades em Matemática Comunidade de prática SEEDF Apoios educacionais e tecnológicos Investigação Científica ensino superior privado Professores de Matemática autonomia Deficiência auditiva Nivelamento banca examinadora desempenho escolar motivação professor substituto OBEDUC Logística Formação de professores de Matemática Conceito de deficiência Características familiares e escolares Letramento matemático FORMAÇÃO INICIAL Seleção Docente Licenciaturas e Bacharelados Comissão de Seleção Informalidade e Formalidade alunos com deficiência Opiniões dos professores Características socioemocionais Alunos com e sem deficiência Recredenciamento de IES Educação de surdos Práticas socioetnoculturais Prática pedagógica Situação dos estudantes mediações Brasil comissão cientifica Teoria da Atividade curriculo de matemática Curso Tecnológico em GRH Análise de PPC instituto federal educação em direitos humanos Ensino presencial Blog na Educação Produto Educacional práticas Desafios para a Educação Matemática Inclusiva Docência Educação Matemática Crítica Cartilha de Conscientização Mapeamento de Competências ensino superior Ensino de Física Escola Quilombola OBMEP Políticas de avaliação Proposição de problemas Dossiê Temático estratégia de aprendizagem ensino Liberdade acadêmica estudo comparado Pesquisa Em Educacao Matematica SABERES DOCENTE altas habilidades/superdotação GESTÃO ESCOLAR evasão escolar Curso de GRH - EAD Características Individuais algebra Aprendizagem da matemática Aedes aegypti Aspectos Socioemocionais Moodle Circuitos de Vivências PRÁTICA DOCENTE Professores pedagogos DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Programa de Educação Análise metodológica Faculdade de Educação Formação inicial de professores Rede pública de ensino Contextos familiares e escolares I Simpósio de Educação no Campo aritmética Educação Matemática Bilíngue PROAC resistência Grandezas e medidas Special Educational Needs Licenciatura em Matemática Necessidades Educativas Específicas PISA-DF Universidades Estaduais da Bahia inclusão escolar Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal Historiografia Material pedagógico adaptado exclusão escolar Matemática: Estudo e ensino Monitoramento Representação Semiótica Jogos Problema do ponto mais visitado Desempenho diálogos Tendências em Educação Matemática Notas e menções Avaliação de autorização de Curso discurso do sujeito coletivo Alunos ingressantes Elaboração de PDI Gestão Pública normativa Enriquecimento Curricular salas de recursos Desafios e possibilidades Escola estudo de caso Aeronáutica Teoria e prática Teoria de Joseph Renzulli Contribuições dos professores Gestão de Recursos Financeiros Simpósio de Pedagogia Colaboração entre pares Trabalho integrado perspectiva Cegueira, Visão e Visualização Alunos Base Nacional Comum Curricular Contribuições Licenciatura em Educação do Campo intervenção psicopedagógica Mudanças e Relações TRABALHO PEDAGÓGICO formação humana Gestão de recursos humanos Quilombola mediação docente Jogo Diretrizes Curriculares Nacionais Superdotação em Matemática Produções de estudantes produção de conhecimento Política pública Conteúdos de Matemática Aulas de Matemática Instituição privada Competência Matemática Contexto de jogos Elaboração de PPC Tecnologias Assistiva e Interativa ENEM Problemas, Raciocínio lógico, Ensino Médio Resolução e formulação de problemas Congresso Nacional de Educação Malba Tahan Concepção de professores Renovação de Reconhecimento de Curso Parecerista Surdez jornada acadêmica Simpósio Nacional Comitê Editorial Editor Convidado Universidade de Brasília Educação em casa Palestras e oficinas Saúde educação, currículo, avaliação, clima em sala de a Liderança Amplitude de Participação Social Informática e Educação Professor bacharel Análise de itens democracia Educação de adultos, letramento Objetos Geométricos Ideb Representatividade Proposta de aprendizagem Análise praxeológica Alfabetização atuação docente Estado da Arte Ensino por competência Alfabetização matemática Estudo das frações Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL gestão financeira Mapeamento de estudos Jogos e brincadeiras Distúrbios de aprendizagem deficiência e inclusão formação inicial e continuada Atividades lúdicas Produção discente Subjetividade Políticas educacionais educação quilombola Estratégias de ensino Saber e a prática educativa Características sócio-emocionais dos superdotados BRINCADEIRAS Desafios da Educação pratica avaliativa LGBTQIAPN+ sistema monetário O ensino em Portugal gestores escolares Presidente Simpósio Científico-Cultural Apresentação de trabalhos qualidade da educação Ambiente virtual de aprendizagem Trajetórias Dissidentes Resultados brasileiros Competitividade Universidades Estaduais Teoria de Raymond Duval Princípio da Eficiência Parintins/AM Ginásios Olímpicos Número Temático TRS Divulgação científica emoções Projeto Literário Professor de Matemática Uso classificatório e seletivo Produtos Educacionais Subárea Dignidade humana Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF Videos Percepção de professores e familiares Homofobia Adolescentes superdotados violência escolar valores Geometria Plana Prefeituras e Associações Práticas Inclusivas faltas Education Formação de Professores de Física subtração Números Fracionários Pensamento espacial Altas habilidades em Matemática Ciências da Natureza e Matemática TIC e Educação Dossiê construção de saberes Mediação e conciliação mapeamento Seleção de Petianos Aprendizagem socioemocional pesquisa operacional mercado de capitais instituições financeiras Projetos sociais Congreso Iberoamericano Reunião Anual da SBPC Criticidade Fundamentos epistemológicos sala de aula Informática escolar Primeiras experiências EJA Teoria cognitiva da aprendizagem Setor provado Concepções e práticas 2003 a 2012 Gestão de Cooperativas direito comercial validação de instrumento Ressonância socioeducacional Metodologias ativas Cenários de Produção Roraima alimentação escolar Registro de Preços Nacional LGBTQIA+ encontro de pesquisa Dicas e Informações educação científica Atendimento Educacional Especializado Aplicativos Faculdade UnB Planaltina Edital 059/2018 Edital 001/2022 Didática CST em Transporte Aéreo CST em Negócios Imobiliários CST em Processos Químicos Epistemologia Profissionalidade e identidade docente Didáticas específicas de Matemática modelagem matematica ações pedagógicas 2.º Ciclo do Ensino Básico Professor repetência educação e diversidade Atuação dos professores Amazonas DSC EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Implementação Gestão Democrática CHÃO DA ESCOLA Pensamento algébrico Fermentos atitudes Recursos tecnológicos Uso diagnóstico Distorção idade/série/ano opinião Gamificação Matemática crítica Níveis suficiente e desejável EJA Interventivo características acadêmicas Changes and Relationships Monograma Organization of pedagogical work Registros de Representação Semiótica experiência Cognição Matemática CST em Logística gestão da qualidade Deficiente visual CST em GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Geometria Espacial análise econômica Contribuições de Vygostky Curso Superior em Tecnologia dupla excepcionalidade membro suplente PET Educação Inclusão e Exclusão Escolar Livreto Uso de TIC Educação Pública Brasileira Vigotsky saberes docentes Curso de formação EIFORPECS ambiente escolar Educação Universitária Noções Espaciais PROFESSOR ALFABETIZADOR Orientações programas de atendimento LEdoC Relato Atuação Superdotação, características sócio-emocionais, pe Simpósio Atendimento Educaional Especializado Identidade e saberes Brazilian Universities PPEM da PUCSP Interculturalidade Atividade orientada Disciplinaridade Higher education Persistência Tangram Olimpíadas de Matemática Formação sociopolítica Avaliação Internacional produção escrita Apresentação/Editorial Reforma de Francisco Campos (1930) Atividades diferenciadas PIBID Libras Década de 70 SBEM Nacional Diversidade e diferença Sala de Recursos Atividade Prática sujeitos Percepções de professores Respeito ao professor PNAES lúdico Imigração áreas do conhecimento resultado Desenvolvimento tecnológico desenho Ensino transformador Pos-pandemia estudo Algebra linear Lei n.º 6.915 Elaboração de materiais Brasil-Estados Unidos Agente sociocultural Teoria das Situações Didáticas efetividade Mathematics Teachers literatura Portugal e Brasil Tendências em Arte FUNDEB Problemas de aprendizagem Situações pedagógicas Desenvolvimento socioeducacional Distúrbios do Processamento Auditivo Central Contação de História portfolio live Webnário prática social Lei Nossa Quadra Ubiratan D?Ambrosio conferencia internacional Teorema de Fermat Transição 5º/6º ano Softwares Matemáticos Ampliação Empresarial espaço de formação Gestão da educação Desafios da Educação Contemporânea III Fórum de Discussão Práticas produtivas Cultura maker Proposição de jogos Edital PET Edu Inclusão social Avaliação de Projeto de CST Parecerista Externo Mostra de Cursos Semana Acadêmica Encontro Internacional Edital SBEM Estágio Doutoral Manual do Aluno bullying Inclusão em Matemática antirracismo transicao Experimentos Júlio César de Melo e Souza Entes federados satisfação no trabalho Afetividade deficiência visual Assistencia Estudantil BNCC Materiais Didáticos avaliação educacional Federalismo Desigualdade Humana Evidência de validade Preconceitos e mitos proposta triangular Escala Multidimensional Práticas de formação de professores Permanence Tendências Ensino de Geometria Marketing Ensino de Geografia literatura infantojuvenil Estado laico Alunos com TGD Semana da Consciência Negra Construtivismo e alfabetização Associação de Resistores. significados Ensino-aprendizagem Critérios de divisibilidade Andragogia arte-educação PEDAGOGIA HOSPITALAR Regime de cooperação Inclusão/Exclusão Suporte organizacional John Dewey Administração Pública Early Algebra territorialidade Maria Montessori Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tec Editoração Conceito de Número Medidas em educação Frações contínuas Emilia Ferreiro Vivências em Matemática Superdotação, Ensino Médio, percepção validação práticas de sala de aula inclusion apresentação Relação de aprendizagem Resultados brasilienses Instituições de Ensino Superior Inclusive Mathematics Education Ensino de História Monteiro Lobato ensino religioso Enfrentamento ao racismo ENADE Pesquisa Colaborativa Currículo escolar Conhecimentos Matemáticos Participação Comunitária Ambientes virtuais Tutor de EAD Educação colaborativa Adolescente Cidadão Programa Antidrogas Resolução de conflitos Aprendizagens Matemáticas raciocínio geográfico Circuito de Vivências Avaliação da Alfabetização Exame Nacional do Ensino Ensino Médio Gestão de conflitos Circuito de Vivências em Educação Matemática História da Matemática Saeb 2EF Números Inteiros Manual da Professora e do Professor Freud família e escola Ensino regular visualização Domínio afetivo Comunicação em Matemática Ensino e aprendizagem da Matemática Competências socioemocionais Implementação de Política Nacional Crack. raciocínio lógico, cognição PLANO DE TRABALHO Fisicamente aprendizagem da docência Pós-graduação Access Atualidade Educação Para Todos Jesuítas Séculos XVI e XXI relato de experiência Teoria da Aprendizagem Significativa Estratégias Social Representations Projeto de leitura Diversidade Religiosa Consequências do perfeccionismo Docência em Matemática criança autista Síndrome de Down POESIA Educação Superior representação Interior do Nordeste Sistema de Numeração Indoarábico Resolução de equações material concreto Discalculia Acalculia projeto integrador Ensino Superior Provado Matemática É Para Todos Discriminação racial psicogenese da língua escrita Large-scale assessment performance Normas Institucionais Discussões iniciais dislexia dificuldades de aprendizagem crenças Modificabilidade Cognitiva Estrututural Currículo da educação infantil controle social vulnerabilidade social autismo SABERES PEDAGÓGICOS Projeto Matemática É Para Todos Eixo do conhecimento fluxo escolar Ana Mae Barbosa Iniciação a docência Aluno acamado FUNDEF Pragmatismo Mãos na massa Escola Básica análise desigualdade social Pessoas com deficiência Governança Recursos educacionais Perspectiva Subjetivista Astronomia Flexibilização Desenvolvimento Humano Epistemologia objetiva Juventude Declaração de Salamanca Drogas Gerenciamento Educação profissional esporte Conselho escolar Aprendizagem Baseada em Problemas Estudo em casa Teoria Antropológica do Didático Crack Problemas de Olimpíadas procedimentos didáticos criança cega desenvolvimento de pessoal Qualidade educacional cinema Ciclos de Aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação Oferta de escolarização estrutura Contexto familiar Math Mathematics Aplicações Instituições escolares Alunos Cegos Musicabilidade Propostas Curriculares CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Setor público Saúde laboral etnociências Avaliador Inovação ATIVIDADES COMPLEMENTARES II Simpósio Científico-Cultural Publicação de e-book Experiência no PPG Linhas Críticas Ciberbullyng produções científicas Opiniões de professores ferramenta Equações do 2º Grau Instrumentos e pesquisa Legislação da Educação Básica estatística Vendas Fonte de aprendizagem DPAC grupo de pesquisa estratégias de aprendizagem Escolas públicas Pedidos de Redistribuição Docente Elaboração de Cronograma Avaliação de trabalhos Presidente de Comissão de Seleção regulação Professor Adjunto Ciências Exatas Curso de Ciências algorítmo
CTIT UFMG