Somos UnB
UnB
Última atualização do sistema: 05.06.2023
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Raquel Maria de Melo
http://lattes.cnpq.br/1782035958597931
Última atualização do Lattes: 22.04.2023
Unidade:
IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Departamento:
PPB - DEPARTAMENTO DE PROCE PSICOLÓGICOS BÁSICOS
Nomes de citação:
MELO, Raquel Maria de / MELO, RAQUEL MARIA / DE MELO, RAQUEL MARIA
Exibir Gráficos
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(12, 42% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(20, 25% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(26, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
13
Doutorado:
4
Pos-Doutorado:
0
Outras:
14
Produção Técnica
Trabalho Técnico
(1)
+
Ano
1998
Título
Avaliação dos pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos.
5 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação
(9)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
(7)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Programação de Condições de Ensino
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Programação de Condições de Ensino
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 57
Professor da UnB (4)
Externo Identificado no Lattes (5)
Não identificado (48)
Elenice Seixas Hanna
Patrícia Serejo de Jesus
Alessandra Rocha de Albuquerque
Manoel Rodrigues dos Santos Neto
Marcelo F dos Santos
Lincoln da Silva Gimenes
Juliana Rodrigues Rios
Albuquerque, Alessandra Rocha de
Thaís Cruz Andreozzi
Lauro Eugenio G Nalini
Adriana Quirino
Deisy das Graças de Souza
Maísa Moreira
Regiane de S Quinteiro
Anaí Haeser Peña
Marcela Favarini Nunes
F A S Gonçalves
Sidia Nara M Campos
Danielle Lossio de Araújo
Júlio César Coelho de Rose
Marina Kohlsdorf
Marília Santana Alves
Fábio Freire Laporte
Ana Raquel Queiroz Amaral
Laercia Abreu Vasconcelos
João Henrique de Almeida
Silvana Lopes dos Santos
Tahcita Medrado Mizael
Souza, Deisy das Graças de
Postalli, Lidia Maria Marson
Saavedra-Dias, Izabela Casseb Ferraz
Cláudia Maria Goulart dos Santos
Regiane Quinteiro
Adriana M Quirino
Gabriela lourenço
Fernanda de Morais Trancoso
Lílian Cherulli de Carvalho
Domingos Savio Coelho
A B Pereira
João Cláudio Todorov
McIlvane, W. J.
André Lepesqueur Cardoso
Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz
Natasha F. Macedo
Marcelo F. L. Benvenuti
Marcileyde Tizzo
Deise das Graças Souza
HANNA, ELENICE S.
CARMO, JOÃO DOS SANTOS
Gleiton Nunes de Azevedo
Camila Fernanda Soares Leal
Maria Adélia do Nascimento filha
LEAL, CAMILA FERNANDA SOARES
Ângela Maria Menezes Duarte
Marcelo Frota Benvenutti
Alesandra Pinto Rosendo
Renata P. B. N. Cambraia
220 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Equivalência de estímulos
alfabetização
Comportamento conceitual
Análise do Comportamento
Pré-requisitos
Escrita
desenvolvimento Infantil
Leitura
Reorganização de Classes
equivalência
Discriminação de posição
modelagem de controle de estímulos
repertório recombinativo
aprendizagem sem erro
IRAP
Transferência de função
Discriminação Simples
Aplicação de tecnologia de ensino
classes de equivalência
Modelagem de controle de estímulo
Discriminação sem erro
autismo
Independência funcional
Desenvolvimento
Pareamento ao modelo com atraso
Programa de Leitura
operações aritméticas
Discriminação simples com estímulos compostos
Ordem dos treinos e testes
Ressurgência
comportamento precorrente
conceitos
Treinos discriminativos
Discriminação condicional
Cópia
Pareamento ao modelo
comportamento verbal
tecnologia de ensino
Topografia de controle de estímulos
diferencial semântico
Análise de Contingências
Treino com reversão
biotipos
Treino de regras de resolução
Reforço comum
Procedimento de mancha redundante
leitura musical
Coerção
revisão de linha de base
Controle instrucional
Estímulos com significado social
Relações condicionais
adição
Comportamento Induzido por Esquemas de Reforçament
Aprendizagem de escrita
Leitura com Compreensão
sondas
RFT
categorização social
depressão
co-requisitos
Contexto Escolar
comportamento governado por regras
crianças
Classes de estímulos
Ecoico
Ditado
Modificação de estímulos
comportamento do ouvinte
Relações derivadas
Unidade de Leitura
subtração
Pareamento arbitrário
Ritmos Circadianos
Comportamento adjuntivo
Quantidade de relações treinadas
polidipsia
superseletividade
Aprendizagem conceitual
aprendizagem de leitura
Esvanecimento
Aquisição de leitura
stimulus equivalence
pareamento de identidade
Seguimento de instruções
Reforço específico
multiplicação
Treino arbitrário
História pré-experimental
Discriminabilidade
Compreensão de Leitura
Recordação
exclusão
Programação de treino discriminativo
Contingência resposta-reforço
Emparelhamento de estímulos
Paradigma das relações conflitantes
controle por unidades mínimas
reversão das relações de linha de base
Sintaxe
Leitura matemática
Atraso ajustado
Decimais
Avaliação Comportamental de Leitura e Escrita
motivação
Razão Variável
Resposta de consumação
controle pelo antecedente
Relações arbitrárias
Aquiescência
Discriminações simples e condicionais
Ensino Fundamental
elemento redundante
Tarefas distratoras
Resposta de observação
aplicação
práticas culturais
Histópria infantil
Velhice
Rastreamento
Perspectiva funcional
Leitura recombinativa
Textual behavior
Educação Infanti
Reversão de discriminação
dificuldade de aprendizagem
Recombinação de unidades textuais
Baixo desempenho escolar
aprendizagem
Duração do Reforço
Divisão
Software Contingência Programada
miniature linguistic system
Avaliação
BDI
Consequência Específica
Transferência de controle de estímulos
Dica
deficiência visual
Escala de diferencial semântico
Reconhecimento
Imitação generalizada
resposta específica
Treino de identidade
estímulos compostos
Dica atrasada
Estratégias alternativas de ensino
Comportamentos depressivos
Abelhas
Homonegatividade
Fading
controle restrito
Coleta de dados remota
conceito
Indução de humor
topografia de resposta
Matemática
Contra-ataque
Esquemas Concorrentes
schedule-induced
recombinative generalization
Avaliação de Desenvolvimento
Repertórios acadêmicos
Contingências em filmes
Estereótipo de gênero
Capacitação de professores
Artmética
taekwondo
Privação
esquema induzido por esquema de reforçamento
polydipsia
atitudes
aprendizagem discriminativa
Reading
Emparelhamento de identidade
Dicas
Ensino sem erro
Pré-aritmética
Privação de resposta
Práticas parentais
Controle verbal
produto agregado
Preconceitos
Classes relacionais
Recombination of behavioral units
Compartilhamento de tela
Material didático
Aprendizagem sem erros
falsas memórias
Extinção
tarefa de resposta construída com modelo atrasado
idosos
Números decimais
Psicologia do Esporte
Equivalência funcional
controle contextual
magnitude de reforço
controle textual
Discriminação
Instruction following
Aplicação no contexto clínico
Reforço não contingente
Preconceito
Emparelhamento multimodelos
Análise aplicada do comportamento
Atraso fxo
Modelagem de estímulos
Emparelhamento com o modelo
adolescente em conflito com a lei
Jogo educativo
Princípio de Premack
mídia
Controle restrito de estímulo
Metacontingência
treino parental
Relações de Equivalência
radiação ionizante
Consequências específicas
Modalidade sensorial
Agências de controle
CTIT UFMG