Sandra Patrícia de Faria do Nascimento http://lattes.cnpq.br/3270312637904421

Última atualização do Lattes: 01.02.2022

Nomes de citação: FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia / FARIA, Sandra Patrícia / FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia de
Mestrado: 3
Doutorado: 1
Pos-Doutorado: 0
Outras: 46
  • Trabalho Técnico (11)+
    • Ano
      2021
      Título
      Diretrizes Teóricas e Operacionais de Educação Bilíngue de Surdos da SEDUC Goiás
    • Ano
      2020
      Título
      Grupo de Trabalho - Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Especial
    • Ano
      2019
      Título
      Grupo de Trabalho LBI
    • Ano
      2018
      Título
      Produção de texto de alunos surdos e com deficiência auditiva: relatório
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP
    • Ano
      2016
      Título
      Libras: aspectos fundamentais
    • Ano
      2016
      Título
      Reunião Pedagógica para discussão doa Curso de Pedagogia Bilíngue a ser implantado na UFU
    • Ano
      2011
      Título
      Projeto Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português-Escrito
    • Ano
      2000
      Título
      Projeto COPISURDOS - Complementação Pedagógica Informatizada para surdos
    • Ano
      2000
      Título
      Ler e escrever num passe de mágica
    • Ano
      1992
      Título
      Projeto de Educação Sexual para deficientes auditivos
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Enilde Faulstich Heloisa Maria Moreira Lima Salles Rosana Cipriano Jacinto da Silva Adriana Cristina Chan Vianna Orlene Lúcia Carvalho Messias Ramos Costa Marianne Stumpf SOUZA, MARGARIDA MARIA PIMENTEL DE Ronice Müller de Quadros Cristina Bianchi Tarcísio de Arantes Leite Cristiane Batista do Nascimento Maria Cristina da Cunha Pereira Elidéa Lúcia Almeida Bernardino Alexandre Melo de Souza Ângelo Francklin Pitanga Valerie Sutton Marianne Rossi Stumpf Alexandre Melo de Sousa Gisele Morisson Feltrini Wendel Menezes Ferreira Andréa Beatriz Messias Belém Patrícia Luiza Resende Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Ivani Rodrigues Silva Eduardo Felten Maria do Socorro Silva Maria do Carmo Ribeiro LUSTOSA, FRANCISCA GENY Gabriele Crisciotti Vanda Rossi Chedid de Oliveira Lima Daisy Maria Collet de Araujo Lima Rogéria Vasconcelos Margarita Correia Ana Adelina Lôpo Ramos Maria de Fátima Silva Freitas Adriana Gomes Batista Francisco Buzar Mônica Maria Resende Juliana Gessi Thiago Aguiar Paulo Roberto Costa e Silva Aretusa Naufal Fujihara Sueli Fernandes Sandra Eli Santoreto de Oliveira Martins Raíssa Barros Ortega Juliana Nista Saulo Xavier de Souza Maria Marta Ciccone Teresinha de Jesus Machado Maher Paulo Vaz de Carvalho Rachel L. Mayberry Vitória Fidelis Ferreira Teresa Cristina Siqueira Rude Mônica A. Campello Paula Rezende Priscilla Cavalcante Adriana da Silva Thoma H-Dirksen Bauman Silvana Aguiar dos Santos Heloise Gripp Diniz Carlos Henrique Rodrigues Nelson Pimenta de Castro Christiane Moisés Vanessa Christina Araujo Viviane Bagio Furtoso Rodrigo Rosso Marlene Pereira do Prado Stella Maris BortoniRicardo Inácio Antônio Athayde Oliveira Fernanda Beatriz Caricari de Morais José Carlos de Oliveira Israel Ferreira Bezerra Sousa Margarete Schlatter Vera Lúcia Souza e Lima Layane Rodrigues de Lima Nanci Araujo Bento Gabriela Barbosa Sucupira Leite Fernanda Emanuele Souza de Azevedo Roberta Cantarela Edeilce Buzar Ivone Ramos Martins Ingrid da Costa Silva Rosana Maria do Prado Luz Meireles Milton Shintaku Ronnie Fagundes de Brito Tatiane Folchini dos Reis Eder Barbosa Cruz Bruna Crescêncio Neves Equipe de produção de DVDs Cristiane Nogueira João Renato dos Santos Júnior Dannytza Serra Gomes Isaack Saimon Silvana Patrícia de Vasconcelos Aline Lemos Pizzio Patrícia Tuxi Marisa Dias Lima Nina Rosa Silva de Araújo Lauana Cristina de Sousa Gadelha Rayane Souza de Oliveira Aline Nunes de Sousa Regiane Freire Josiane Marques da Costa Elizandra de Lima Silva Bastos Shirley Vilhalva Patrícia Elisângela Cristiane Lima
Ensino-aprendizagem Métodos e Técnicas de Ensino Educação de surdos língua de sinais brasileira Leitura LSB ou LIBRAS ensino de LP para surdos Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua Libras Metáfora EDUCAÇÃO BILINGUE Lexicografia e Terminologia Ensino de Segunda língua Língua de Sinais Surdos/Surdez Morfologia ações afirmativas Português como Segunda Língua Material Didático Língua Portuguesa Lingüística Contrastiva Educação Inclusiva PRODUÇÃO TEXTUAL LSB Educação Bilíngue de e para Surdos empréstimos lingüísticos ortografia Sociedade Inclusiva Educação Bilíngue de Surdos variação linguística Lingua Brasileira de Sinais ensino política linguística Glossário linguagem Avaliação Cultura Surda inclusão formação de professores Aquisição da linguagem construção dos sentidos Currículo Terminologia Comunidade Surda aprendizagem colaborativa toponímia Língua Gestual Portuguesa - LGP Preconceito Metonímia Linguística Português Escrito BILINGUISMO Acessibilidade CONSTRUÇÃO LÉXICO-TERMINOLÓGICA inglês instrumental produção escrita Politica Educacional Fraseologismos aprendizagem abordagem de ensinar ensino de Língua Materna lexicón ensino de redação Conflito lingüístico e cultural contato de línguas NOMES DAS CORES Análise contrastiva Surdos - Educação Expressões idiomáticas COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Analfabetismo Funcional Ensino do Léxico gesto Unidade Didática formação de palavras Aquisição de primeira língua Isolamento Linguístico Contação Análise de Discurso Crítica Processos derivacionais Morfologia da Libras Iconicidade dislexia estrutura argumental denominação interlíngua povo surdo Ciências Biológicas Educação Especial Tradução relacionamento professor-aluno RESSOCIALIZAÇÃO Surdocegos produção Gramática Normativa Dificuldades motivação língua estrangeira dicionário analógico Memória Icônica FORMAÇÃO DO LEITOR 4 Pilares da educação Educação Sexual Lexicologia e Terminologia jornal impresso Obrigação Preposições informática educativa Neologismos em LSB gramaticalização Identidade Surda mouthing Glossário Funcional Bilíngue Libras - Português crioulização ambientes virtuais de aprendizagem experiência corporal Dialeto Pedagogia Lexicoterminológica Funcional Aluno Surdo Escrita de Sinais Modelo Silex deficiência mental Traços distintivos Recursos comunicativos Legislação de Amparo à Educação Bilíngue de Surdos Bebidas Formosa Morfema Orbital Conexo Aluno Cego Ensino de PSLS filtro afetivo Glossário Semibilíngue denotação Educação Básica estratégias de aprendizagem espaço em Libras antroponímia representações sociais Pares Mínimos em LGP Linguística Forense educação a distância espaços mentais Lêxico LÍNGUAS DE SINAIS prazer Discursivização Educação de surdocegos INTERAÇÃO SOCIAL Livro Didático Prazer de ler música nova postura Políticas públicas fármacos ISD Verbos anglicismos Oralidade Língua Materna Ensino Fundamental Alfabetização Escola surdocegueira protagonismo juvenil Movimento em Libras identidade Preconceito lingüístico Métodos de ensino análise do discurso Letramento Linhas de Pesquisa da Lingüística Duplicacao vozes gramaticalistas Interacionismo Sociodiscursivo - ISD Ordem Concepção EJA Negro prevenção de acidentes Pronomes reflexivos e recíprocos Políticas Linguísticas causalidade Altas habilidades SEGUNDA LINGUA Contatos Linguísticos LEXIQUE PRO Ensino de Libras articulação-boca onomástica ESCOLA DE LÍNGUAS Diversidade Linguística Surdos - Meios de Comunicação Telecentros Acessíveis lexicologia educação de jovens e adultos portugues orações complexas ANEE educação GÊNEROS TEXTUAIS detento minoria linguística interações voz verbal Ensino e aprendizagem de língua estrangeira Mercado de Trabalho SEGREGAÇÕES Ensino de línguas Movimento em LGP Glossário Bilíngue Item lexical representação Roda de leitura repetição interdisciplinaridade inclusão educacional Hábito Classes de palavras professor mediador jogo-ludo mídia impressa Ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna Gestualidade gibi implante coclear Atos Pragmáticos Significado Aquisição Léxico Contextualizado Aprendizado de segunda língua Tradução e Interpretação Linguagem oral norma padrão gramatica
CTIT UFMG