Somos UnB
UnB
Última atualização do sistema: 27.04.2023
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Wilsa Maria Ramos
http://lattes.cnpq.br/8051093143222873
Última atualização do Lattes: 19.04.2023
Unidade:
IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Departamento:
PED - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO
Nomes de citação:
RAMOS, W. M. / RAMOS, WILSA MARIA
Exibir Gráficos
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(19, 47% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(28, 7% com DOI)
+
Textos em Jornais ou Revistas
(4, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(50, 2% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
4
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
0
Outras:
24
Produção Técnica
Software
(2)
+
Ano
2001
Título
Sistema de Avaliação Diagnóstica
Ano
1998
Título
Elaboração do Plano de Carreira para o Magistério
Trabalho Técnico
(7)
+
Ano
2017
Título
Elaboração de material didático
Ano
2017
Título
Avaliação de projetos
Ano
2016
Título
Parecerista ad hoc em 3 trabalhos submetidos a Congresso
Ano
2016
Título
Parecerista ad hoc em trabalhos submetidos a Congresso
Ano
2005
Título
Secretaria de Ensino Superior - MEC
Ano
2005
Título
Elaboração de materiais didáticos de cursos na modalidade de EAD
Ano
2005
Título
Oficinas para elaboração de materiais didáticos
11 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Elaboração de texto mediacional
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Qualidade de Vida no Trabalho
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Avaliação de Projetos
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Fatores Humanos no Trabalho
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Formação de professores da educação infantil
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Instrumentação Musical
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Qualidade de Vida no Trabalho
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Reforma curricular no ensino da matemática e...
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 166
Professor da UnB (21)
Externo Identificado no Lattes (1)
Não identificado (144)
Rute Nogueira de Morais Bicalho
Lívia Veleda de Sousa e Melo
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Cintia Ines Boll
Maristela Rossato
Geane de Jesus Silva
Janaina Angelina Teixeira
Larissa Medeiros
Mindé Badauy
Cristiane Faiad
Leticia Lopes Leite
Thaisa Ramos de Almeida
Therese Hofmann Gatti
Natália Tatsch Wiesiolek
Francisco Antonio Coelho Junior
Mozaniel Mendes Pereira Lima
Silviane Bonaccorsi Barbato
Livia Veleda de Sousa e Melo
BOLL, CINTIA INES
Antonia Celia Barros Lins Bonfim
José Vieira de Sousa
Adolpho Pacheco Filho
Maria Umbelina
Maria Débora O. Rodriguez
Camila MendesTavares
Iara Carneiro Tabosa Pena
Maria Umbelina Caiafa Salgado
Gerson André da S. e Silva
Lúcio Flávio Renault de Moraes
Igor André Ramos Almeida
Débora Furtado
ROSSATO, MARISTELA
Zélia Miranda Kirlimik
Alan Rodrigues da Silva
Carmen Silvia Gabriel
Talita Costa Santos
Roberta Assunção
Bruno Porto Soares Oliveira
Alice Miranda Bentes
Stela Martins Teles
Ana Laura Brasil Peralta
Luciane Corte Real
Lorrana Nunes Sousa
Flávia Motoyama Narita
Yasmim Cristinne do Amaral Silva
Rosana Lia de Souza Ferreira
Diva Maria M Albuquerque Maciel
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
Polliana Teixeira da Silva
Hebert Rocha de Jesus
Nilza Eigenheer Bertoni
Bufolo, Ravena Nóbrega
Ricardo Cortez Lopes
Nicole Zaneti
Caio Hélio Nascimento de Andrade
Miriam Barbosa Tavares Raposo
Ana Paula Carlucci
Lucia Helena Cavasin Zaboto Pulino
Gerson André da Silva e Silva
Ana Marilis Guimarães Rocha
Cesar Coll
Anna Engel
Bruna Karoline Rodrigues
Marcello Ferreira
Spohr, Maria Julia Bueno
Miranda, Lisa Ferreira de
Oliveira, Lucas Santos
Iracema Campos Cusati
Maria do Socorro Silva de Aragão
Lydia Poleck
Maria Antonieta Antunes Cunha
Roberto Ribeiro da Silva
Arnaldo Vaz
André Freire Furtado
Nélio Carmo Vincenzo Bizzo
João Filocre Saraiva
Mirtes Miriam Amorim Maciel
Terezinha Azerêdo Rios
Vladimir Pinheiro do Nascimento
Fernanda Gerhardt de Barcelos
Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura
Beatriz Fernandes Gomes Da Cruz
Angelica Guedes Dantas
Maria Fernanda Gonzales Londra
Abimael de Jesus Barros Costa
Julio Maurício González Ruiz
Diana Sulma Pardo Ibarra
Antonia Célia Bomfim
Martha Chenú
Leonardo Lazarte
Raquel de Almeida Moraes
Maria Rosa Ravelli Abreu
Lúcio Teles
Leila Miryam Guimarães
Maria Valéria Jacques de Medeiros da Silva
Daniel Rohe
Giovani Nóbrega
Cecília Leite Oliveira
Camilla Costa Rodrigues
COSTA SANTOS, TALITA
Valdir Adilson Steinke
Lucas Santos Oliveira
Lisa Ferreira de Miranda
Maria Julia Bueno Spohr
Ravena Nóbrega Bufolo
MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ;
RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão
Saulo Rufino de Sá
Janio Gustavo Barbosa
Fabiana Maria Bezerra Barbosa
Alvana Boff
Danielle Pereira da Costa
Lígia Carvalho Libâneo
Flávia Silva Neves
Jose Dulac
Jane Farias Chagas Ferreira
Tatyana Gouveia Eulálio
Shirlei Marly Alves
Silvia Hidal
Maria Cristina Albencoa
Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda
Natasha Fogaça
Mariane Cortat de Melo
Mariana Carolina Rego
ENGEL, ANNA
Daniel Magalhães Goulart
Mariana Oliveira dos Santos
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Mayra Camelo
Darlene Cruz
Luciana Barizon Luchesi
Maria do Socorro de Lima Oliveira
Helen Betane Ferreira Pereira
Márcia Abrahão Moura
Jaqueline Marques
Simone Bordalho Escalante
Alessandra Menezes dos Santos Serafini
Olga Ennela Bastos Cardoso
Clerismar Aparecido Longo
Isabela Machado da Silva
Gabriela Sousa de Melo Mietto
PERALTA, ANA LAURA BRASIL
Thalita Quatrocchio Liporini
Flávio Augusto Mendes Santos
Gleidilson Costa Alves
Geane de Jesus Silva
Ana Júlia Pedreira
Felipe Mattielo
Germana Menezes da Nóbrega
Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Erica de Aguiar Botelho
AXT, MARGARETE
MULLER, DANIEL NEHME
Maria Cristina C.C. de Azevedo
Jane Faria Chagas-Ferreira
FRANÇA, RÔMULO ATAIDES
Mariana Cortat
Teresinha de Jesus Araújo M. Nogueira
Beatriz Louzada Guedes Carneiro Fontoura
Polliana Teixeira Silva
MONTAGNER, MARIA INEZ
Zaira da Cunha Melo Varizo
Sergio Antônio de Andrade Freitas
Clarissa Leite Flores
Fernando William Cruz
431 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
educação a distância
Formação continuada de professores
Atuação do Tutor
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação de adultos
Teoria da Subjetividade
Formação continuada em serviço
Educação online
CULTURA DIGITAL
Evasão no ensino superior
autonomia
Construção de cursos online
Construção de ambientes virtuais de aprendizagem
Avaliação de programas de educação a distância
Mooc
desenvolvimento humano
novas tecnologias da informação e comunicação
evasão em cursos online
Competências profissionais
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
estratégias de aprendizagem
Recursos humanos
Persistência
gestão pedagógica
Elaboraçâo de materiais impressos
Políticas públicas educacionais
Psicologia do desenvolvimento humano
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Docência Online
organização do trabalho pedagógico
políticas de gestão de pessoas
e-learning
compreensão leitora
psicologia escolar
aprendizagem e construção do conhecimento
Gestão de RH em hospitais
pandemia
magistério, educação pública, fundamentos da educa
aprendizagem online
Ensino e aprendizagem
escola do trabalhador
formação docente
Didática da educação online
Persistência no ensino superior
psicologia da educação
Democratização do Acesso
Administração
Tecnologias da Informação e Comunicação
pandemic
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
TIC
data mining web
psicologia cultural
Avaliação
TDIC
Educação Superior
Ensino superior a distância
mineração de dados educacionais
Ação docente
Estratégias metacognitivas
Inovação tecnológica
psicologia da aprendizagem
WEBQUEST
Evasão
permanência
Legislação educacional
Elaboração do hipertexto
ensino de artes
1a a 4a série
subjetividade social
epistemologia qualitativa
Qualificação Profissional
Desenvolvimento profissional
cursos massivos online
Políticas públicas
BNCC
leitura e compreensão de textos
formação de voluntários
licenciaturas na modalidade a distância
perfil do usuário da EAD
perfil profissional
mídias sociais
prestação de serviços comunitários
estudantes online
implicações para os adolescentes
modelo explicativo da evasão
sala de recursos
motivação
voluntariado
multimidias no ensino superior
Uso das TIC e formação de professores
satisfação no trabalho
Metodologias ativas
Processo seletivo
trabalho em pares
Instituto Federal Norte de Minas
Educação em Artes Visuais
Impacto das TIC no ensino e aprendizagem
Ensino a distância
novas práticas pedagógicas
Desenvolvimento humano, infância(s) e cultura
mediação das TIC
teoria da persistência
interdisciplinaridade
usabilidade
Subjetividade
gênero
Configuração subjetiva do ensinar e aprender
fórum temático
covid-19
protagonismo juvenil
Interação
Ser docente em tempos de Covid-19
ensino superior
interação docente online
Ensino Remoto
protagonismo do estudante
mídias sociais e impacto na aprendizagem
estratégias de compreensão leitora
institucionalização da EAD nas IES
formação de professores
Inclusão
objetivos de aprendizagem
theory of subjectivity
Metodologias
padrões de participação
comunidade de aprendizagem
Moodle
Vulnerabilidade socioeconômica e processos de apr
egressos
Educação Inclusiva
satisfação do aluno de curso a distância
democratização do conhecimento
PRÁTICAS DOCENTES
ação de aprender
Aprendizagem Mediada
Actions of teachers
SUBJECTIVE DEVELOPMENT
comunicação eletrônica
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Saúde
tecnologias digitais da informação e comunicação
Competências
Engajamento estudantil
Ensino híbrido
customização do Moodle
comunicação digital
internet
comunidades virtuais de aprendizagem
Narrativas
ecologias de aprendizagem
Redes e mídias sociais
clima de sala de aula
Aula de música
Livro digital
tutoria online
narrativas transmídias
Mediação pedagógica
Personalização da aprendizagem
DTAH
cultura
uso das TIC no ensino médio
inclusão educacional
Educação Virtual
Música e as novas tecnologias
Educação corporativa
trânsito religioso
Trajetorias
Educação emocional
Configuração subjetiva da identidade de aprendiz
Posicionamento do self
sujeito que aprende
Educação não formal e educação formal
Convergência
mediação
mudanças subjetivas
disciplina de ateliês a distância
ensino de musica
perfil do estudante universitário
Multiculturalismo
validity metodology of brazilian
posicionamentos éticos
Alfabetização para crianças
Educação Permanente
Atrator acadêmico
ecologia de aprendizagem
Teoria do desenvolvimento
fatores de persistência
ciberespaço
revisão de literatura
identidade de aprendiz
Escola Básica
jovens protagonistas
Política Pública
enunciação estética
ESCOLHA PROFISSIONAL
Sondiagem
Sentidos de docência
Sociologia da moral
competências docente
Polos de apoio
Computador
disciplina on-line
PROEJA
resolução consensual de conflitos
Challenges
Information and communication technology
IBL
qualitative epistemology
self-perception
Violência de Gênero
Transferência
Eficácia e eficiência
Interações Sociais na sociedade contemporânea
Sistema UAB e seus elementos fundantes
ensino fundamental
felicidade
comparação Brasil e Estados Unidos
representações sociais
Ensino na saúde
FNDE
EJA
Metodologia construtiva-interpretativa
Identidade do jovem
patologização
Ensino Médio
tecnologias digitais
Multidisciplinaridade
psicologia socio cultural
desenvolvimento Infantil
SNAP - Ferramenta assíncrona
Didática aplicada a língua portuguesa
Vinculos familiares
Gestão de equipe
cultura visual
medicina
perspectiva histórico cultural
University
habituation.
Didática aplicada a matemática
Identidade do aprendiz
SISTEMA DE COTAS
Estratégias de retomada
Chalenge
Identidade Visual
metodologias es estratégias de ensino
Universidade
psicologia social
Ensino especial
Escola inclusiva
Surdo
Tecnologia assistiva
Processos comunicacionais na EAD
tipos de aprendizagem
Vivências dos docentes
Uso das TDICS
llearning process
Egressos de cursos a distância
estratégias de efetividade da aprendizagem online
interação e docência online
intersubjetividade
Fórum
Rede de serviços
psicologia das humanidades digitais
Matrículas e participantes
Ensino Remoto Emergencial
Pertencimento acadêmico social
Políticas educacionais
sócio-histórico-cultural
Qualidade do ensino
Basic education
Learning Community
Jovens agentes
constructive-interpretive methodology
internalization
interatividade
simplificação
profissionais de saúde
estratégias de superação
educação da visualidade
desenvolvimento humano do adulto
Proposta pedagógica
Avaliação Discente
Teoria e prática
plataforma moodle
sentidos subjetivos
Polos de EaD
Qualification. School for Workers
Coronavírus, COVID-19
Community of Practitioners
Plano Estratégico
Navegabilidade
uso excessivo
perfil de usuário
ensino da matemática
Evolução dos sistema EAD
Protagonismo dos jovens
Pesquisa e investigação
Tecnologias
SNAPP
survey de avaliação da satisfação
teoria da complexidade
Teoria institucional
discurso de opressão
sentidos subjetivos da aprendizagem
scale-of-learners attitude
Vícios da internet
Equipe Escolar
Práticas educativas
população em situação de rua
Pós-graduação
learning identity
trajetórias de aprendizagem
Acesso Livre
aprendizagem eletrônica
mapeamento
formação online
ecologia do conhecimento
ensino da leitura
online learning
comunidade de práticas
Transmidiação
criança e adolescente
planejamento do ensino
desenho instrucional
configuração do AVA
Planejamento em EAD
institucionalização da educação a distância
Oficina para autores de materiais de EAD
aprendizagem
Projeto Pedagógico para o ensino superior
Objetos de aprendizagem
Gestão da Educação a Distância
prova processo seletivo
Comunidade moral
Novo regimento
sistema socioeducacional
Comunicação Assíncrona
educação de jovens e adultos
dinãmicas de si
Atuação em Psicologia Escolar
Geração Y
Docência
Material Didático
ensino ultrasonografia
Moodle customization
Portal do Professor
cursos online em massa
tecnologias e pratica pedagógica
Animês
Ética nos serviços públicos
Professores de Arte
Família
Constituição Identitária
Ensino de Ciências
ITINERÁRIO FORMATIVO
action of learning
identidade cidadã
Refugiados
Participação
Ecossistema
afetividade
Comunicação Não Violenta
Sistema socioeducativo
Território
politicas publicas e desenvolvimento humano
changes
uso do quadro digital
criação do curso
Assessoria Técnica para a Expansão do Ens. Super.
Centro de Educação a Distância
Projeto inovador
redes sociais
Trajetórias de vida
comunicação síncrona
cinema social
Nativos digitais
Gameficação
Formação inicial de professores
subjetividade individual
Cultura Digital.
deficiência auditiva
atendimento educacional
comunicação
software de acompanhamento do aluno
Aprendizagem Móvel
Metodologias de EAD
Desafios Educacionais
inovação pedagógica
Internet e padrões de comportamento
future of education
Sentido de presença
Games
desenvolvimento subjetivo
self dialógico
Blended learning
experiência estética
subjective sense
Institucionalização
Trilhas de aprendizagem
laboratório de informática na educação
Sociograma
Inovação Educacional
Curso técnico
Coordenação pedagógica no ensino fundamental
Psicopedagogia
métodos de exposição de conteúdos e avaliação
Uso do Livro didático
Context of COVID Crisis
Uso excessivo das TIC
forum online
attitudes
novas ecologias
educação musical
Imagem
avaliação de aprendizagem
fases da institucionalização
teorias da aprendizagem
pacientes de oncologia
Jovens e adultos
Mobilidade
TDAH
REA
História de vida
Mangás
psicologia clínica
curso de licenciatura em artes visuais
Criatividade
Recursos Educacionais Abertos
ebook
Distance education
CTIT UFMG