Yuki Mukai http://lattes.cnpq.br/9318181290944393

Última atualização do Lattes: 04.05.2023

Nomes de citação: MUKAI, Yûki / MUKAI, Y.
  • Trabalho Técnico (26)+
    • Ano
      2021
      Título
      Assessor da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Emissão de parecer de assessoria sobre o projeto de pesquisa, cujo no. de ref. processo é 2021/08412-2 (em 17 de agosto de 2021).
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação do artigo ID 19407-1, submetido à revista Hon no mushi ? Estudos multidisciplinares japoneses (ISSN 2526-3846), da Universidade Federal do Amazonas
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação do artigo ID 46392-156236-1-RV, submetido à revista Gragoatá, (ISSN (online) 2358-4114), da Universidade Federal Fluminense
    • Ano
      2019
      Título
      Emissão de parecer de assessoria sobre o projeto de pesquisa (no. de ref. processo: 2019/04200-0)
    • Ano
      2018
      Título
      Avaliação de um artigo submetido à revista ?Entrepalavras? (ISSN: 2237-6321), da Universidade Federal do Ceará (UFC)
    • Ano
      2018
      Título
      Emissão de parecer de assessoria sobre o relatório (no. de ref. processo: 2017/25611-3)
    • Ano
      2018
      Título
      Avaliação do artigo ID 4396-99Z, submetido à revista Hon no mushi ? Estudos multidisciplinares japoneses (ISSN 2526-3846), da Universidade Federal do Amazonas
    • Ano
      2018
      Título
      Avaliação do artigo ID 4490-99Z, submetido à revista Hon no mushi ? Estudos multidisciplinares japoneses (ISSN 2526-3846), da Universidade Federal do Amazonas
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer referente a projetos de pesquisas de candidatos à bolsa de pesquisa (Pós-Graduação)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer referente a um artigo submetido ao periódico científico Entrepalavras, da Universidade Federal do Ceará
    • Ano
      2016
      Título
      Pareceres referentes aos artigos submetidos ao XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (CIEJB)/XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa (ENPULLCJ)
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer referente a um artigo submetido à revista Estudos Japoneses
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer referente a um artigo científico completo submetido à revista Horizontes de Linguística Aplicada (UnB)
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer referente a um artigo científico completo submetido à revista Horizontes de Linguística Aplicada (UnB)
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer referente aos projetos de pesquisa de pós-graduação submetidos ao processo seletivo promovido pela Embaixada do Japão em Brasília
    • Ano
      2013
      Título
      Parecer referente à revalidação de diploma de Graduação defendida na Kobe Shinwa Women?s University, Japão
    • Ano
      2013
      Título
      Assessor ad hoc da editora Unicamp
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente aos trabalhos científicos para Anais do XXII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa; IX Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente à avaliação de recredenciamento da Profa. Dra. Maria Luisa Ortíz Álvarez no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (LET)
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente à avaliação de recredenciamento do Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (LET)
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente aos projetos de pesquisa de pós-graduação submetidos ao processo seletivo promovido pela Embaixada do Japão em Brasília
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente à revalidação de diploma de Pós-Graduação defendida na Kanazawa University, Japão
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer referente à revalidação de diploma de Pós-Graduação defendida em Portugal
    • Ano
      2011
      Título
      A formação do professor de inglês em uma instituição particular (Parecer)
    • Ano
      2011
      Título
      Questões sobre Terminologia, Linguagem e Produção do conhecimento (Parecer)
    • Ano
      2010
      Título
      A estrutura temática e o fluxo de informação na tradução da língua japonesa para o vernáculo (Parecer)
Alice Tamie Joko Kyoko Sekino Yuko Takano Tae Suzuki Ronan Alves Pereira Leiko Matsubara Morales SUZUKI, Tae Fausto Pinheiro Pereira Kimiko Uchigasaki Pinheiro Donatella Natili Eduardo Nakama Marcus Vinícius de Lira Ferreira Flávia Rocha Feijó Saori Nishihata Vanessa Velasquez Cacio José Ferreira Tábata Quintana Yonaha Monique Brito Lopo Kaoru Tanaka Mayumi Sakuma Ayako Akamine Makiko Matsuda Michele Eduarda Brasil de Sá YOSHIKAWA, Mayumi Edna Iko Joara Martin Bergsleithner Lúcia Maria de Assunção Barbosa Kimiko Uchigasaki Mariana R. Mastrella de Andrade Tomoyo Özerhan Ana Clara Sales Freitas Lucas Fernandes de Vasconcellos Rocío Morales Vásquez Joji Ikezu Jaqueline Mami Nabeta Cristina Maki Endo Alexandre Augusto Varone de Morais Eliza Atsuko Tashiro Perez Megumi Kuyama Alisson Torreão de Freitas Mônica Bezerra da Silva Fernandes Karolina da Conceição Morais Veryanne Couto Teles Grace Rie Okata Mariney Pereira Conceição Renan Kenji Sales Hayashi Edna Gisela Pizarro Josely Bogo Machado Soncella Jaqueline Mendonça Fukushi Yoshio Nakai Mizuki Funahashi Eriko Soeda Haruka Nakayama Sachio Negawa Aiko Tanonaka Ogassawara Kaori Sato Vanessa Borges de Almeida Anna More Cesário Alvim Cíntia Carla Schwantes Janaina Soares Alves Kleber Aparecido da Silva Maria da Glória M. dos Reis Maria del Carmen de la Torre Aranda Hiroki Okada Seiichi Nakai Sandra Termi Takahashi Suenaga Gen Kuno Ilka Hitomi Joko-Veltman MITO, Hiroyuki Wanderson Tobias Rodrigues Rafael Leandro Pinho Rika Hagino Pedro Rabelo Erber Sonia Regina Longhi Ninomiya Karen Naomi Joko
crenças língua japonesa Ensino de Língua Japonesa como LE ações estratégias de aprendizagem Ensino de Língua Japonesa motivação crença dos alunos BILINGUISMO Língua Inglesa autonomia Crenças de professores Autonomia do aprendiz Gramática da Língua Japonesa língua japonesa como língua estrangeira ensino-aprendizagem de japonês como LE Professores em formação Língua Espanhola Material didático Aquisição de Segunda Língua Crenças de aprendizes Ensino de língua japonesa no Brasil Identidade cultural Linguística Aplicada identidade emoções Língua japonesa como LE Metodologia de ensino Imigração Crenças e ações Aprendizagem de japonês como LE crenças dos alunos Avaliação Japão Okinawa Brasil formação de professores Kanji (ideograma) língua estrangeira Interculturalidade inglês como LE cultura interlíngua Análise de erros Feedback corretivo Ensino Remoto Estudos Japoneses no Brasil Formação continuada de professores de LE crença dos professores habilidade de escrita Estágio Supervisionado de Japonês Ensino-aprendizagem de LE/L2 Pesquisa em crenças Ensino de japonês como língua estrangeira Análise da Interlíngua Bolsa de estudo Expectativa futura profissional aprendizagem de língua japonesa Livro Didático Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada Língua Portuguesa covid-19 Credenciamento aprendizagem cultura japonesa Espanhol como língua estrangeira Uchināguchi escrita da língua japonesa Marugoto Produção oral abordagem comunicativa Nikkei (imigrantes japoneses e seus descendentes) Professor de inglês Língua de herança Partículas 'wa' e 'ga' da língua japonesa estágio Supervisionado Português como língua de herança Estágio supervisionado em língua japonesa ansiedade Falantes do português aquisição de línguas afetividade partícula wa ensino superior Bilíngue estilo de aprendizagem Aquisição habilidade de fala Terceira Idade videogames parecer aprendizagem baseada em projetos Oralidade Tradução pós-graduação ensino-aprendizagem de inglês Crenças e ações de aprendizes partícula ga ingles Aquisição de japonês como L2 Necessidades Métodos de ensino COMPETÊNCIA COMUNICATIVA Partículas gramaticais wa e ga da língua japonesa tecnologias digitais teoria da complexidade Erro ensino de gramatica ensino-aprendizagem da língua japonesa expectativas competência intercultural Aprendiz de japonês como LE Ensino de línguas Centro de Estudos de Línguas (CEL) Ensino-aprendizagem de japonês Autonomia de aprendizagem de língua estrangeira Ensino-aprendizagem de inglês como LE Ensino de kanji (ideogramas) Ideograma vocabulário Imigração Brasil-Japão Bom aprendiz Cópula Hábitos de Estudo crianças Professores de língua japonesa como LE contraste Recredenciamento Ensino-aprendizagem de línguas Recursos de aprendizagem imersão intervenção Ideogramas Predicação nominal Dificuldades Imigração Japonesa Escrita da língua japonesa para surdos Professor reflexivo Newcomer (recém-chegado) concepções estrutura de trabalhos acadêmicos Brasília História de Língua Japonesa no Brasil método audiolingual Libras citações estudantes brasileiros Aplicativo LINE Contexto multicultural língua japonesa como língua materna Aprendizagem autônoma verbos intransitivos dispositivo móvel Motivações dedicação Variáveis individuais História da imigração japonesa no Brasil Diferenças individuais Imigrantes okinawanos Curso de Letras-Japonês bons aprendizes Aptidão linguística aprendizes língua japonesa como língua de herança Literatura Japonesa ações afetivas Formação inicial de professores tema e rema Projetos ensino de inglês como LE Avaliação da produção oral Ações dos alunos Experiências ensino-aprendizagem da LE/L2 Imigração brasileira satisfação Aprendizagem Móvel Estudo de língua japonesa Ensino Público Plataforma iEARN Desempenho oral Espanhol para brasileiros Reflexões de professores verbos transitivos método Autoavaliação estudantes portugueses gêneros discursivos referências Ensino e aprendizagem de língua inglesa TERMINOLOGIA teorias gramaticais da língua japonesa projeto de pesquisa Administração Pública graduação Crenças de professores de LE Estudos Japoneses Ensino-aprendizagem de língua japonesa Japonês como língua estrangeira História da imigração japonesa Variedade brasileira da língua japonesa Estudantes com baixo aproveitamento acadêmico Transdisciplinaridade Estrutura Informacional língua japonesa no Brasil partículas wa e ga Metodologia de pesquisa mobile learning História de vida FORMAÇÃO CONTINUADA normas da ABNT Formação docente inicial Compreensão de textos formação de professor Jogos eletrônicos Dantei no jodôshi Língua Língua e cultura filtro afetivo Ensino de línguas para fins específicos aprendizagem indutiva e analógica MATERIAIS DIDÁTICOS Imigração japonesa no Brasil Competência leitora Silabário hiragana Diversão Translinguagem Licenciatura em literaturas estrangeiras Ensino de produção textual identidade do professor SEGUNDA LINGUA Curso profissionalizante Pós-curso Francês como língua estrangeira Anais do ENPULLCJ sala de aula instituto federal Comunidade nipônica Gramática visual Terminologia gramatical Metodologias de línguas Associação Brasileira de Estudos Japoneses Patriarcado Morfema 'wa' Ludicidade Legendagem Materialidades do ensino de línguas prática de ensino de inglês discurso Crenças sobre o ensino-aprendizagem de LE Avaliação de professores de línguas Emigrantes brasileiros Estudantes de línguas Método de Ensino Japão e Brasil Bloqueio contágio emocional Aprendizagem e ensino de língua e cultura japonesa Precisão gramatical Enfoque por tarefas Estigma Imigrantes missionários Mães brasileiras Língua de acolhimento sentenças-padrão Aquisição de vocabulário Comunidade de prática Técnica Letramentos Letramento crítico Abordagem reflexiva Matriz de referência Representação fractal Espanhol Consonâncias e divergências Professor de língua estrangeira lista exaustiva Sao Paulo Teoria implícita Identidade social Treinamento de Professores Estratégias de ensino Silenciamento Desmotivação Abordagem complexa Kenji Miyazawa cognição Ensino de língua escrita Simbiose multicultural ensino de expressão oral da língua japonesa Quadro Europeu Comum de Referência Formação reflexiva Autoestudo história pessoal Professores estagiários interação Ensino-aprendizagem de língua espanhola multimodalidade controle de imigração Estratégias afetivas racismo Text mining Decolonialidade Escola pública argumentação Plasticidade cerebral linguagem de especialidade Abordagem com perspectiva intercultural Escala de Proficiência expressão oral Aprendizagem de professores Casa Verde ética instrução da gramática educação crítica abordagem intercultural Educação continuada descrição neutra Programas de mobilidade Ensino de línguas estrangeiras Validade de construto PRÁTICA DOCENTE Pragmática-Funcionalista Baixo aproveitamento acadêmico Desenvolvimento Escrita Língua japonesa escrita Adaptação sociocultural Abordagem natural Educação Especial Corpo docente Abordagem procedimentos técnicos de tradução Aquisição vocabular Ensino-aprendizagem de língua inglesa Koroniago Centro Interescolar de Línguas (CIL) tarefas Descendentes de japoneses Reflexão na Ação Uso de imagens em sala de aula Desenvolvimento linguístico Métodos de correção Violência de Gênero Compreensão oral uma criança nipo-brasileira Relação entre crenças e ações Ensino de inglês Rastreamento do olhar Professores em formação inicial Cultura de sala de aula Papel do Professor Comportamento linguístico chinjutsu (asserção/concatenação final) surpresa Linguistic prescription formação docente perpetuação de abordagens polidez positiva Conselho SEXUALIDADE topicalizacao Perfil reflexivo Relação crença-ação ensino de expressão oral Políticas públicas Escola de idiomas ideograma chinês Contexto sociocultural gramática Experiências anteriores de aprendizagem Codificações conceituais e procedimentais linguagem de tratamento Imigrantes missrionários cristãos territorialidade Práticas linguísticas Descrição Linguística Política linguística de acolhimento Formação de professores de inglês Professor de espanhol como língua estrangeira Professor de língua japonesa aprendizado atitude assertiva do locutor Nível intermediário aviso pressuposição estruturada pragmaticamente modalização interdisciplinaridade Ensino-aprendizagem crítico-reflexivo Non-face to face communication percepções Leitor competente transformação Recursos imagéticos Boas-vindas TCC partículas gramaticais da língua japonesa LGBT Produção de textos Compreensão de Leitura Aquisção de segunda língua Área de Japonês minoria tema JF Standard Licenciatura estrutura discursiva TIC Marcadores discursivos CPG Processo seletivo Seleção do Curso de Mestrado Concurso Público Língua e linguística japonesa Linguística Sistêmico-Funcional Aquisição da oralidade perfil profissional Alunos de língua japonesa como LE princípio de cooperação pedagogia de projetos informação nova e dada Japonesa bilíngue Refusal to invitation Plurilingual and Pluricultural society Refugiados Estudos Multidisciplinares Japoneses Estudantes peruanos não descendentes de japoneses Ucayali Sessão de visita Pesquisa de tradução com abordagem processual Shûjoshi Setsuzokushi Setsuzoku joshi Relatos reflexivos Construção de Identidade lexicografia Cultura de aprender partícula modalizadora de ênfase wa chinjutsu (enunciação/modalidades) constatação (descoberta) Limite concordancia Fukujoshi imigração boliviana morfemas wa e ga da língua japonesa LINE Writing of Japanese language user Hon no mushi transcrição Forma de expressão honorífica Teoria da relevância Narrativas Globalização Bi-multilinguismo Migrantes internacionais área de Língua Japonesa no Brasil Caligrafia japonesa Processo de compreensão de textos Desafios Ensino da língua japonesa escrita teoria de polidez Aquisição de japonês deficiência visual partículas finais "yo" e ne" Partículas modalizadoras Partículas conectivas Conjunções Partículas interacionais Análise de Discurso Crítica história do ensino da língua portuguesa sala de aula invertida Abandono do curso AVALIAÇÃO FORMATIVA Educação de surdos Elaboração de livro didático Decasségui Sistema de escrita Estratégias de leitura audiovisual Discursividade Kaguya Legal Ensino de português como língua materna Ensino de Línguas Baseado em Tarefas ENEM Fluência oral Ensino e aprendizagem de línguas Letramento em avaliação educação de jovens e adultos percepção EaD Terminografia Autorregulação da aprendizagem afeto jogos modernidade Cultura luso-brasileira Generos Teorias de Aquisição de L2 Contexto da pós-pandemia polidez negativa Literatura Inglesa Construção de materiais didáticos inclusão Cultura de ensinar Primeira geração kakarijoshi Curso de Licenciatura em Língua e Literatura Jap. funções Elaboração de trabalhos finais estrutura textual Licenciatura em línguas estrangeiras Arte japonesa Pesquisa experimental Kotobana Can-do PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Aula inaugural fatores variáveis individuais on-line dictum/modus Reflexões percepção do locutor diferença colonial Linguística Funcional Tipológica representações sociais Estilos de regulação motivacional Identidade fractalizada Imigrante japonês design pedagógico transcultural comunicação intercultural políticas de ensino de línguas Multilinguismo Lanugaculture pós-edição limitação adesão Dificuldades na compreensão de textos Partículas gramaticais Meta-análise qualitativa Re-invitation Japanese Brazilians Aulas online syllabus estrutural, conceitual e funcional Processo de Ensino-aprendizagem Escola de colônia morfossintaxe Práticas Reflexivas Ensino de língua estrangeira Sentidos Estilos de Aprendizagem Avaliação de proficiência Languaculture política linguística Pensamento Crítico Perspectiva acional Plano de curso formativo reflexão Crenças de professores de línguas concepções de professores Identidades Teoria da autodeterminação Complexidade cursos online multiletramentos ensino de espanhol formação de prof. de português língua materna Abordagem de ensino de japonês Ações de professores identidades sociais glossário Descrição Crenças de professores em formação Ensino-aprendizagem RPG Tecnologia da informação e comunicação Governo japonês Comissão de Pós-Graduação Seleção simplificada estrutura temática linguagem Aquisição de LE Bolsa de pesquisa Fossilização Mulher Intertextualidade Abordagem temática Tarefas pedagógicas Frase nominal Moodle lei alunos nipo-brasileiros Inibição Estratégia de aprendizagem Competência Linguística Videos Elaboração de artigos como trabalho final
CTIT UFMG