Sílvia Ester Orrú http://lattes.cnpq.br/0285349325152247

Última atualização do Lattes: 08.09.2020
Unidade: FE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Departamento: TEF - DEPARTAMENTO DE TEORIAS E FUNDAMENTOS
Nomes de citação: ORRÚ, Sílvia Ester / ORRÚ, S.E. / ORRÚ, SILVIA E.
  • Trabalho Técnico (35)+
    • Ano
      2020
      Título
      Comissão de Criação de Cursos de Licenciatura Integrada em Ciências da Natureza e Matemática, para o Campus de Poços de Caldas ? MG
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão de criação do Curso (CCC) de Química
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão de criação do Curso (CCC) de Matemática
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão de criação do Curso (CCC) de Ciências Biológicas
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão de criação do Curso (CCC) de Física
    • Ano
      2009
      Título
      Elaboração do Projeto de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior
    • Ano
      2009
      Título
      Elaboração de Projeto para criação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Seusu em Psicopedagogia Clínica e Institucional referente ao período de 2007 a 2008 para o Centro Univeristário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Seusu em Educação Especial referente ao período de 2007 a 2008 para o Centro Univeristário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Seusu em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental referente ao período de 2007 a 2008 para o Centro Univeristário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Seusu em Gestão Educacional referente ao período de 2007 a 2008 para o Centro Univeristário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Seusu em Docência no Ensino Superior referente ao período de 2007 a 2008 para o Centro Univeristário da Fundação de Ensino Octávio Bastos.
    • Ano
      2007
      Título
      Elaboração e apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior para o ano de 2008
    • Ano
      2007
      Título
      Elaboração e apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional para o ano de 2008
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia - Lato sensu.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Lato sensu.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Especial- Lato sensu.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental- Lato sensu.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto: A Medicina Veterinária aplicada à saúde e educação de criança/adolescentes com necessidades especiais.
    • Ano
      2006
      Título
      Elaborou o projeto referente a Organização didático-pedagógica para o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos no período de novembro a dezembro de 2006.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos no período de junho a setembro de 2006.
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto Pedagógico para o Instituto de Ensino Superior do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos no período de agosto a setembro de 2006.
    • Ano
      2005
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia - Lato sensu.
    • Ano
      2005
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Lato sensu.
    • Ano
      2004
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia - Lato sensu.
    • Ano
      2004
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Lato sensu.
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Pedagogia Empresarial- Lato sensu.
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia - Lato sensu.
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Lato sensu.
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental- Lato sensu.
    • Ano
      2003
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Especial- Lato sensu.
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Especial- Lato sensu.
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia - Lato sensu.
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Lato sensu.
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental- Lato sensu.
Sílvia Ester Orrú Ana Luiza de França Sá Alvarenga Virgínia Silva Ricardo Alain Leyva Nápoles Ilza Maria de Oliveira Agostinho Roseane Paulo da Cunha Sônia Aparecida Siquelli Ana Bárbara da Silva Nascimento Jarbas Tavares dos Santos Adelci H M Marques João Flávio P Martins Mara Villas Boas de Carvalho Maria Danuza Damasceno Vieira SÔNIA SIQUELLI MONACO Kátia Fonseca Carlos Roberto Faustino Maria Elisa Takahashi Maria Cândida Oliveira Costa Ana Paula Lima Barbosa Cardoso Enrico Bocciolesi Eloi Alexandre Pereira Neto Irene Ferreira Coelho Linair Moura Barros Martins Susana Graciela Pérez Barrera Pérez Fátima Lucilia Rodrigues Vidal Sheyla Gomes de Almeida Ricardo Correia Miguez Maria de Fátima Duarte dos Santos de Almeida Pacheco Osvaldo de Souza Simone Moreira de Moura Helga H Reinhold Eliane G Saravali Edval Rodrigues de Viveiros Vários Autores Marcos Alfonso Payá Gómez Guilherme Henrique Gomes da Silva Andiara Cristina de Souza Éder Pires de Camargo Marta Regina Paulo da Silva Fernando Azevedo Ângela Balça Graziela Miê Peres Lopes Célia Maria Piva Cabral Senna Eufrasio Pérez Navío José A. Torres González Camila Lima Coimbra Angélica do Rocio Carvalho Silva Larissa Marques Jéssica Araújo da Conceição Nathália Rocha Camila Rocha Viana Mirze de Sousa Melo Freitas Raqueliane Martins MÁRIO MARTINS RIOS JAQUELINE DA SILVA AGUIAR IRENE RIO STÉFANI CELSO ANTUNES DRAUZIO VIEGAS Almiro Shulz Ruben de Oliveira Nascimento Orlando F Aquino Kênia Maria de Almeida Pereira Karina Perez Guimarães MARIA JOSÉ VIANA MARINHO DE MATTOS MARCELO MAROCO CRUZEIRO FRANCISCO ROGÉRIO DE OLIVEIRA BONATTO JÚLIA EUGÊNIA GONÇALVES ELIANI DE LIMA VILLAS GOMES CARLOS ABERTO BACCAGLINI Maria Aparecida de Souza Vinícius Garcia Simone M Moura Anahi Guedes Mello Gisele Cantarero Thiago Duarte Vários Maria Angélica Silva Maria Irene Maluf Daniele Nunes Henrique Silva Auxiliadora Sales Ciges Alejandro Rodríguez-Martín Napoleón Esquivel Cíntia de Lima Rossi Ana Cláudia H. Meira Alexandre L ribeiro do Valle Fátima Lucília Vidal Rodrigues Daniel Carmo Vera Lucia Trevisan de Souza Fernanda Vilhena Mafra Bazon Claudia Gomes Carlos Calvo Muñoz André Gravatá Cecília Guarnieri Batista Miguel López Melero Maria Elizabeth Gasparetto Patricia Lima Martins Pederiva Patrícia Luizia S Perry da Câmara Ana Cláudia de Oliveira Almeida Raquel Nunes Fuin Wanucia M.M. B. Barros Julia Cândido Dias Nogueira Berenice M.R. Santoro Autores Diversos Reginaldo Aparecido Silva
educação autismo Educação Inclusiva inclusão Educação Especial formação de professores ensino superior aprendizagem Pedagogia diferença Diagnóstico Ciências e Tecnologia abordagem histórico-cultural inclusão escolar eixos de interesse Aluno com Necessidades Educacionais Especiais educação infantil Modificabilidade Cognitiva Estrutural EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA diversidade humana dificuldades de aprendizagem Desenvolvimento da linguagem Medicalização Transtornos de aprendizagem Escola Pós-graduação Psicopedagogia formação de professor Síndrome de Asperger Comunicação Suplementar Alternativa Práticas pedagógicas inovadoras Neuropsicologia e aprendizagem Inclusão social Ensino-aprendizagem Projeto Espaço Aberto currículo Iatrogênese Família educação e sáude Formação de professores. formação do professor Formação docente INTERAÇÃO SOCIAL brincar Docência integração social educação democrática Cursos de Licenciaturas Equoterapia Trabalho multidisciplinar subjetividade social TDAH gestão educacional Mecanismos de exclusão Atividades lúdicas deficiência intelectual comunicação alternativa Singularidade Docência no Ensino Superior música dislexia Trabalho em equipe multidisciplinar Atendimento Educacional Especializado Subjetividade Educação e Tecnologia Prática pedagógica Mercado de Trabalho Medicalização da vida escolar Transtorno do Espectro do Autismo deficiências ensino fundamental Singularidades dever de casa Processos de inclusão diversidade Aprendizagem Mediatizada pesquisa educacional socialização escolas inovadoras iatrogenia Educação Intercultural Filosofia autismo severo Projeto Politico Pedagogico Educação Superior DIreitos Humanos educação inovadora Professor afetividade The Picture Communication Symbols - PCS Mediação Transtorno do espectro autista. desenvolvimento infanto-juvenil pessoas com necessidades especiais Inovação Preconceito escolas democráticas Critérios diagnósticos educação a distância Discalculia Autsimo alunos com autismo Emancipação Síndrome de Rett Legislação Comunicação Suplementar e/ou Alternativa direito educacional Reuven Feuerstein linguagem suporte social Trabalho e formação docente hiperatividade comportamento agressivo tecnologias digitais aluno Problemas de linguagem Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS exclusão Processo de Ensino-aprendizagem necessidades edcativas especiais TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento Pessoas com deficiência visual Unidades de informação deficiência visual Desenvolvimento Social educação matemática Desempenho docente produtos de informação inclusão menor desenvolvimento da criança com autismo Processo pedagógico inovador Discriminação Séries Iniciais do Ensino Fundamental Ensino superior. necesidades especiales Relações Sociais processos dialógicos inovadores Intérprete de enunciados Políticas públicas ensino Tecnologia Centros de convivência Vulnerabilidade prevenção Direitos das pessoas com deficiência Universitário com necessidades especiais necessidades especiais abordagem comportamental serviços de informação educação de jovens e adultos Musicalização Altas habilidades fisioterapia metodologias de ensino Metodologia de projetos paralisia cerebral estudantes surdos inclusão educacional Formação continuada Lúdico Avaliação Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade brinquedoteca hospitalar Microexclusão Ensino de Física Criança autonomia Serviço de referência Neuropsicologia Juventude Negra cultura Avaliação Institucional Plano Juventude Viva gênero psicopedagogia clínica e institucional trabalho educacional Gestão Autismo. Cidadania bibliotecas Apoio pedagógico História formación de profesores constituição da linguagem Força e seus efeitos Behaviorismo inteligência surdos Direito da criança com deficiência pessoas com deficiência formação permanente diferencia Educação para a diversidade Inovações educacionais ? Estudo de casos Barreiras atitudinais EDUCAZIONE PER TUTTI Abordagem interdisciplinar do conhecimento Trabalho multiprofissional Diagnóstico diferenciado Mediação da aprendizagem Tradução Internpretação Superdotados Regras na sala de aula Desenvolvimento e Linguagem Vida independente igualdad de derechos Vaidade valorização conceitos marginalização Comunidade Impacito sócio-educacional crianças em idade escolar calidad de vida Sítios web governamentais segregação Desenvolvimento psicológico infantil SUS Expressão de desejos e sentimento Critérios de investigação Construção de significado transtorno do espectro autista computador como ferramenta pedagógica Universidade Crianças com idade de 4 a 6 anos transtornos funcionais Ambiente Aluno surdo Criança hospitalizada Comunicação Linguística Educação e psicologia Ensino de línguas Ensino de Ciências Criatividade Docente universitário Prática Informacional doutorado comunidades quilombolas Preconceito e inclusão Programa Brasil Alfabetizado Compromisso institucional sala de recursos Fatores socioemocionais significação Coletividade recursos didáticos-pedagógicos qualificação e despreparo dos professores Coordenação Rotulação Deficiência e Linguagem EDUCAÇÃO BILINGUE Organização didático-pedagógica PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE escolas privadas Aprendiz com autismo formação do pedagogo Educação Física deficiência auditiva Distrito Federal éducation Base Nacional Comum Curricular proceso de inclusión Investigação Científica repetição dialética sujeito que aprende práxis singularities Educação à distância - avaliação Periodização personas con necesidades especiales Tópicos específicos em Educação Vestibular imagem e distorção Prática de ensino ensino de arte Pesquisa Estratégias de ensino Estratégias Inovadoras Meios de comunicação e educação FIFEOB Teorias educativas- século XX Vigotsky impacto social Desenvolvimento comportamento EMEF Campos Salles metodologia inovadora Descolonização ensino religioso Plano de Desenvolvimento Institucional Educação na América Latina Estágio Probatório Comissão Comissão Eleitoral Processo seletivo Saúde Síndrome de Down políticas da educação especial coordenador pedagógico Dever de casa. escolarização Ensino Médio Aprendizagem de professores Instituto Superior de Educação Pós-graduação em Educação Especial Projeto Pedagógico contos de fadas bulimia abuso sexual Técnica de apoio deficiência mental crianças Jogos eletrônicos Importância do brincar Mente e Corpo Alfabetização científica assembleia de alunos Ensino a distância Licenciatura Integrada em Ciências da Natureza e M Núcleo de apoio Psicopedagógico acessibilidade à informação Lei 10.639/03 sujeito surdo Contexto escolar alunos instituídos deficientes intelectuais mulheres negras Mulher racismo Mulher/Mãe gestão pedagógica Universitário Síndromes cromossômicas sexuais LÍNGUAS DE SINAIS anorexia LDB Jogos tradicionais Administração escolar Autismo de alto-desempenho Institucionalização sujeito Avaliação - Educação. Currículo por competência processos dialógicos lesser inclusion Diálogo enfoque histórico-cultural projetos de extensão universitária educación especial Extensão Unversitária Inclusion Avalação - Educação GENIUS LOCI assembléia escolar Vida Escolar violência disciplina primeira infância Ensino por investigação ministério público de Porto Alegre pessoa com surdez Processo pedagógico inovador. forças e seus efeitos Desenvolvimento atípico Projeto Reinventando o Ensino Médio Coordenação pedagógica processos psicoeducacionais Estudo de Usuarios Barreiras à inclusão brincadeira Crianças deficientes Multifaces da Educação indisciplina desafios e dificuldades Mestrado deficiência física Politica Educacional pacientes psiquiátricos Avaliação diagnóstica Prática educativa plataforma Moodle Tecnologia assistiva CURSO DE PEDAGOGIA Projeto Político Pedagógico Institucional Pedagogia empresarial Comunicação Suplementar Alternativa. Medicalização da sociedade Progressão Funcional Pós-graduação em educação América Latina difference educação bancária Educação Para Todos construção social Magistério raça Pessoa com Paralisia Cerebral Passividade brinquedo Reabilitação da criança doente pré-escola Ensino em Aguaí Intérprete de Língua de Sinais reabilitação Caracterização Impacto sócio educacional ensino de uma habilidade complexa dor representações sociais lenguaje Meetodologias Educacionais Brasil Desenvolvimento humano. Esquizofrenia ensino público e privado produção do conhecimento educación inclusiva orientação aos pais DIFFERENZA memória sentido e significado psicologia Relacionamento interpessoal Dificuldades de comunicação
CTIT UFMG