Ricardo Gauche http://lattes.cnpq.br/1360277789257857

Última atualização do Lattes: 15.03.2024

Departamento: INST QUIMICA
Nomes de citação: GAUCHE, R. / GAUCHE, RICARDO
Mestrado: 22
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 0
Outras: 112
  • Trabalho Técnico (4)+
    • Ano
      2017
      Título
      Oficinas de elaboração e revisão de itens para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudant
    • Ano
      2007
      Título
      Química : catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio : PNLEM/2008 / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer técnico-científico sobre artigo submetido à Revista Ciência e Educação
    • Ano
      2002
      Título
      Programa de Apoio a Projetos Temáticos - Subprograma de Apoio a Núcleos de Estudos sobre Ensino de Ciências e Matemática(chamada 05/2002)
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Roberto Ribeiro da Silva Joice de Aguiar Baptista Gerson de Souza Mól Wildson Luiz Pereira dos Santos Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles Eleandro Adir Philippsen Elizabeth Tunes Patrícia Fernandes Lootens Machado Elias Batista dos Santos Irene Cristina de Mello Patrícia Tuxi PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA Eduardo Felipe Felten Emerson Gomes Cardoso Agustina Echeverría Gisele Morisson Feltrini Geraldo A. L. Ferreira GUILHERME NOGUEIRA DIAS PATRÍCIA VIRMOND PRATES CORREIA Carlos Torquato de Lima Júnior Mauro Luiz Rabelo Marta de Oliveira Veloso Pena Cláudio Luiz Nóbrega Pereira SALLES, PAULO Heloisa M. M. L. Salles Luciana da Cruz Machado da Silva Lenir Basso Zanon Otavio Aloisio Maldaner Diego Albuquerque da Rocha Daniel Bispo Peixoto Orlene Lúcia de Sabóia Carvalho Mirian Rejane Magalhães Mendes Ânderson Jésus da Silva Maria Carmem Tacca Delzimar Prates Alves Wivian Weller Wanda Lucia de Lima Marco Antônio Domingues de Oliveira Eveline Camillo Maria Stela da Costa Gondim Karenina Maria Ferreira Porto Monteiro CAIXETA, JULIANA EUGÊNIA Salma Abud Cury Pecly Guimarães SOUZA, PAULO VITOR TEODORO Isabella Guedes Martinez Danielle Gonçalves de Souza GUEDES MARTINEZ, ISABELLA Adma S. dos S. Boiba Bruno C. A. da Costa Kamila B. de Sena Amanda S. de Andrades Kamila de M. Barbosa Lucas N. Santos Luciana dos S. Lopes BATISTA DOS SANTOS, ELIAS Clarice Pinheiro Andrade Viana Margot Latt Marinho Fernanda Monteiro Rigue Fabiana Alves de Carvalho Isabel Cristina Prado Barros Maria Helena da Silva Carneiro Cássio Costa Laranjeiras Enilde Leite Faulstich Izabela da Costa Silva Filipe A. S. de O. Barros Lays S. de Faria Sandra M. O. Santos Roseli T. Matsunaga Peterson G. Paim Helena C. A. de Sá Cláudio Ernesto Sebata Lauro Morhy Robson Alves Fernandes Cavalcante André Gustavo de Araújo Fernantes Camila Schlüter Vasconcelos Eluiza Peixoto Brasil Vieira Emanoel J. Eduardo Jéssica G. Bidinoto Larissa R. Marques Daniel Ribeiro Araújo Riane R. Carvalho Roberto Yoshio Elisangela Pariz M. A. D. Oliveira Patrícia Neves Raposo Rejane Ferreira Machado Pires Maria Eunice Marcondes Ribeiro Adriana Mohr Marcelo Giordan Edênia Amaral Eduardo terrazzan Isabel Martins Márlon Herbert Flora Barbosa Soares João Felipe Camilo de Paula Raimunda Leila José da Silva DA SILVA, RAIMUNDA LEILA JOSÉ FELTEN, EDUARDO FELIPE TUXI, PATRÍCIA Guaracira Gouvea Ana Paula Bispo da Silva Silva,Roberto Ribeiro Ângelo Pereira de Carvalho Mayara Lima dos Reis Zaira Zangrando Cardoso Jone Junior Neres Souza Adriana Helena Teixeira Ivan Ferreira da Costa Marcos Fernandes Sobrinho Ana Paula Pinto Viana Gisele Morisson Feltrini Eduardo fleury Mortimer Evandro Ghedin PHILIPPSEN, ELEANDRO ADIR Roni Ivan Oliveira Maria Luiza Gastal Franco Porto erika zimmermann Celeste Azulay Kelman Rosana Cipriano Jacinto da Silva Hélder Eterno da Silveira
Ensino de Química formação de professores Avaliação Ensino médio Pesquisa colaborativa Ensino de ciências Formação continuada Processo Ensino-Aprendizagem Currículo Professor LIBRAS Educação de Surdos Licenciatura em Química Interação Universidade-Ensino Básico Processo seletivo PIBID TIC Pesquisa em Ensino de Química EXPERIMENTAÇÃO Coordenação Pedagógica Análise de livro didático Inclusão Avaliação Formativa modelos Ensino Fundamental FORMAÇÃO CONTÍNUA Formação docente Transposição didática Ensino noturno Experimentação no Ensino de Química Aprendizagem Cooperativa Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) formação continuada de professores atmosfera Ensino de Química e Inclusão química Educação Ambiental Autonomia Codocência Atividades demonstrativo-investigativas interdisciplinaridade; contextualização; formação Abordagem CTS Integração curricular Contextualização Letramento Científico Sala Ambiente Educação de Jovens e Adultos Professor de Química Química e Ambiente Portfólio Sinais para Física raciocínio qualitativo FAMÍLIA ACESSIBILIDADE Ensino de Química e Surdez Mediação Séries iniciais inovação educacional Registros de aula Surdos Criação de Sinais planejamento Modelagem Formação Sala de Recursos Ambientes Virtuais de Aprendizagem avaliação do desempenho docente Materiais de Ensino de Química Registro de Aula Dupla excepcionalidade ENEM Equilíbrio Quimico Alunos Surdos Modelos Qualitativos parceria Grupos de discussão PROFESSOR DE CIÊNCIAS Matriz porta-fólio docente ESTUDANTES SURDOS Educação básica Ensino de equilíbrio químico Atendimento Educacional Específico Autoavaliação Ensino-Aprendizagem de Química Plataforma Moodle PAS/UnB PNLEM Comunidade de aprendizagem docente Didática das Ciências Educação especial Livro Didático de Química Ensino de Ciências/Química Modelagem no Ensino de Ciências Técnicos de laboratório Ensino de Física Protagonismo Docente Ciências da Natureza undergraduate curriculum política pública de educação subjetividade Moodle pesquisa Levantamento bibliográfico QR Code inclusão educacional Surdez Eape-DF PIBID Química-UnB Estratégia Didática ensino por temas Science Teaching Formação de Professores de Química Grupo colaborativo Tempo Avaliação Institucional Políticas Curriculares Estratégias Alfabetização Científica Materiais Homogêneos e Materiais Heterogêneos funções orgânicas Inclusão efetiva e conceitual Trabalho em grupo ensino-aprendizagem tutoria Integração Aprendizagem da Avaliação política pública Projetos de Ensino trabalhos práticos de Química Grupo Cooperativo PRÁXIS CRIATIVA Matemática, Física e Química Formação continuada do professor Organização do Trabalho Pedagógico escrita, leitura e diálogo Avaliação Externa Licenciatura Narrativas Docentes Metodologias PNE alcoolismo Texto paradidático Dificuldades Densidade automedicação interação social PROCESSO AVALIATIVO História da Ciência e Ensino de Química Regime de Dependência Ensino-Aprendizagem de Química para Surdos Evaporation Process Educação Inclusiva Autonomia docente chemistry teachers professor, atuação, ética Educação para o trabalho material de ensino Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Didática Deficiência Visual Desenvolvimento profissional do professor Ensino por Investigação formação acadêmico-profissional de professores de Ensino Formação Inicial Docente Auto-estima do aluno Professor em início de carreira relação professor-aluno EDUCAÇÃO DOMICILIAR Autismo Ensino Supletivo Rótulo de alimentos Educação química monografia, licenciatura, professor reflexivo autonomia, relato verbal, professor Recuperação paralela Fundamentos de Química Matriz de Planejamento Porta-fólio Espectroscopia Planejamento didático-pedagógico Concepções de professores e alunos extensão universitária Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências regência de minicurso por licenciandos Matriz de Objetos de Avaliação TEA socioeducação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) epistemologia da prática Física Moderna Formação Contínua de Professores Texto Paradidático Fitoquímica comunidades de aprendizagem Atividades de laboratório evening courses Desenvolvimento subjetivo Síndrome de Asperger Informações nutricionais Química Experimental Natureza da luz pessoa intérprete educacional CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DO PROFESSOR Reestruturação Curricular Subjetividade social Experimentação no Ensino Conceito Intérprete qualitative reasoning Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Unidade Didática Bilíngue Laser e aplicações
CTIT UFMG