Wilsa Maria Ramos http://lattes.cnpq.br/8051093143222873

Última atualização do Lattes: 14.08.2024

Nomes de citação: RAMOS, W. M. / RAMOS, WILSA MARIA
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2023
      Título
      Ensino híbrido, EAD e os efeitos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino e na pesquisa na pós- graduação em Psicologia.
  • Software (2)+
    • Ano
      2001
      Título
      Sistema de Avaliação Diagnóstica
    • Ano
      1998
      Título
      Elaboração do Plano de Carreira para o Magistério
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2017
      Título
      Elaboração de material didático
    • Ano
      2017
      Título
      Avaliação de projetos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em 3 trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2005
      Título
      Secretaria de Ensino Superior - MEC
    • Ano
      2005
      Título
      Elaboração de materiais didáticos de cursos na modalidade de EAD
    • Ano
      2005
      Título
      Oficinas para elaboração de materiais didáticos
Rute Nogueira de Morais Bicalho Lívia Veleda de Sousa e Melo Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Maristela Rossato Cintia Inês Boll Geane de Jesus Silva Larissa Medeiros Mindé Badauy Cristiane Faiad Janaina Angelina Teixeira Thérèse Hofmann Gatti Leticia Lopes Leite Thaisa Ramos de Almeida Mallu Stephanie de Almeida Nunes Ana Laura Brasil Peralta Silviane Bonaccorsi Barbato Livia Veleda de Sousa e Melo Natália Tatsch Wiesiolek Antonia Célia Barros Lins Bonfim José Vieira de Sousa BOLL, CINTIA INES Adolpho Pacheco Filho Talita Costa Santos Francisco Antonio Coelho Junior Mozaniel Mendes Pereira Lima Carmen Silvia Gabriel Flávia Motoyama Narita Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Maria Umbelina Gerson André da S. e Silva Zélia Miranda Kirlimik Maria Umbelina Caiafa Salgado Camila MendesTavares Iara Carneiro Tabosa Pena Lúcio Flávio Renault de Moraes Débora Furtado Igor André Ramos Almeida Stela Martins Teles Anna Engel Polliana Teixeira da Silva Rosana Lia de Souza Ferreira Alice Miranda Bentes Yasmim Cristinne do Amaral Silva Lorrana Nunes Sousa Diva Maria M Albuquerque Maciel Luciane Corte Real Bruno Porto Soares Oliveira Hebert Rocha de Jesus Marcus Eugênio Lima Acácia Angeli dos Santos Alan Rodrigues da Silva Bruna Karoline Rodrigues Roberta Assunção ROSSATO, MARISTELA Maria Débora O. Rodriguez Nilza Eigenheer Bertoni Oliveira, Lucas Santos Miranda, Lisa Ferreira de Spohr, Maria Julia Bueno Bufolo, Ravena Nóbrega Ricardo Cortez Lopes Nicole Zaneti Miriam Barbosa Tavares Raposo Ana Paula Carlucci Lucia Helena Cavasin Zaboto Pulino Gerson André da Silva e Silva Ana Marilis Guimarães Rocha Cesar Coll Marcello Ferreira Fernanda Gerhardt de Barcelos Vladimir Pinheiro do Nascimento Raquel Alcantara Iracema Campos Cusati Maria do Socorro Silva de Aragão Lydia Poleck Maria Antonieta Antunes Cunha Roberto Ribeiro da Silva Arnaldo Vaz André Freire Furtado Nélio Carmo Vincenzo Bizzo João Filocre Saraiva Mirtes Miriam Amorim Maciel Terezinha Azerêdo Rios Renata Resende Silva Ferreira Carolina Bauchspiess Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura Beatriz Fernandes Gomes Da Cruz Caio Hélio Nascimento de Andrade Angelica Guedes Dantas Maria Fernanda Gonzales Londra Abimael de Jesus Barros Costa Julio Maurício González Ruiz Diana Sulma Pardo Ibarra Antonia Célia Bomfim Martha Chenú Leonardo Lazarte Raquel de Almeida Moraes Maria Rosa Ravelli Abreu Lúcio Teles Leila Miryam Guimarães Maria Valéria Jacques de Medeiros da Silva Daniel Rohe Giovani Nóbrega Cecília Leite Oliveira Camilla Costa Rodrigues COSTA SANTOS, TALITA Valdir Adilson Steinke Lucas Santos Oliveira Lisa Ferreira de Miranda Maria Julia Bueno Spohr Ravena Nóbrega Bufolo MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ; RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão Saulo Rufino de Sá Janio Gustavo Barbosa Fabiana Maria Bezerra Barbosa Alvana Boff Jane Farias Chagas Ferreira Mariana Carolina Rego Clerismar Aparecido Longo Olga Ennela Bastos Cardoso Alessandra Menezes dos Santos Serafini ENGEL, ANNA Simone Bordalho Escalante Jaqueline Marques Márcia Abrahão Moura Helen Betane Ferreira Pereira Maria do Socorro de Lima Oliveira PERALTA, ANA LAURA BRASIL Polliana Teixeira Silva Isabela Machado da Silva Mariane Cortat de Melo Natasha Fogaça Tatyana Gouveia Eulálio Shirlei Marly Alves Jose Dulac Maria Cristina Albencoa Flávia Silva Neves Lígia Carvalho Libâneo Daniel Magalhães Goulart Mariana Oliveira dos Santos Silvia Hidal Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Gabriela Sousa de Melo Mietto Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda Beatriz Louzada Guedes Carneiro Fontoura Fernando William Cruz Thalita Quatrocchio Liporini Zaira da Cunha Melo Varizo Mayra Camelo Felipe Mattielo Danielle Pereira da Costa Gleidilson Costa Alves Flávio Augusto Mendes Santos Mariana Cortat Clarissa Leite Flores Geane de Jesus Silva Sérgio Antônio de Andrade Freitas Teresinha de Jesus Araújo M. Nogueira Maria Cristina C.C. de Azevedo Jane Faria Chagas-Ferreira Erica de Aguiar BOTELHO Luciana Barizon Luchesi Darlene Cruz AXT, MARGARETE Germana Menezes da Nóbrega MULLER, DANIEL NEHME MONTAGNER, MARIA INEZ Ana Júlia Pedreira FRANÇA, RÔMULO ATAIDES Mariana Carolina Barbosa Rêgo
Educação à Distância formação continuada de professores Teoria da Subjetividade Atuação do Tutor Ambiente Virtual de Aprendizagem EDUCAÇÃO DE ADULTOS CULTURA DIGITAL Formação continuada em serviço Desenvolvimento humano Educação online Autonomia Evasão no ensino superior MOOC Construção de cursos online Construção de ambientes virtuais de aprendizagem Avaliação de programas de educação a distância evasão em cursos online recursos humanos Pandemia Estratégias de aprendizagem Competências Profissionais Novas tecnologias da informação e comunicação Políticas públicas educacionais Psicologia escolar Qualidade de Vida no Trabalho gestão pedagógica Elaboraçâo de materiais impressos Persistência Avaliação da aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento Humano Organização do Trabalho Pedagógico docência online políticas de gestão de pessoas Epistemologia Qualitativa aprendizagem e construção do conhecimento Políticas Públicas e-learning compreensão leitora pandemic Gestão de RH em hospitais democratização do acesso ensino e aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação Psicologia cultural data mining web Persistência no ensino superior Didática da educação online Subjetividade social Formação docente Escola do Trabalhador Psicologia da educação aprendizagem online magistério, educação pública, fundamentos da educa administração Comunidade de Aprendizagem Universidade Aberta do Brasil ação docente Avaliação Ensino Híbrido TIC protagonismo do estudante 1a a 4a série cursos massivos online perfil profissional Legislação Educacional subjetividade TDIC educação superior ensino superior a distância identidade de aprendiz WEBQUEST Estratégias metacognitivas mineração de dados educacionais Inovação tecnológica mídias sociais Psicologia da aprendizagem Ensino de artes Elaboração do hipertexto Evasão Permanência leitura e compreensão de textos formação de voluntários perfil do usuário da EAD Qualificação profissional licenciaturas na modalidade a distância BNCC DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ação de aprender sistema de cotas estratégias de compreensão leitora Sala de Recursos Objetivos de Aprendizagem institucionalização da EAD nas IES implicações para os adolescentes Práticas profissionais interação docente online Voluntariado formação de professores novas práticas pedagógicas Processo seletivo estudantes online mídias sociais e impacto na aprendizagem Ensino Superior Metodologia Construtivo-Interpretativa Desenvolvimento humano, infância(s) e cultura Metodologias ativas Configuração da ação de aprender trabalho em pares Impacto das TIC no ensino e aprendizagem Ensino a distância ecologias de aprendizagem Tecnologias Digitais Constituição Identitária fórum temático Inteligência Artificial Instituto Federal Norte de Minas gênero Configuração subjetiva do ensinar e aprender Covid-19 interdisciplinaridade theory of subjectivity Personalização da aprendizagem Educação em Artes Visuais modelo explicativo da evasão Satisfação no trabalho prestação de serviços comunitários ensino remoto Uso das TIC e formação de professores Usabilidade Inclusão multimidias no ensino superior Ser docente em tempos de Covid-19 INTERAÇÃO teoria da persistência protagonismo juvenil democratização do conhecimento inovação educacional Metodologias padrões de participação aprendizagem mediada comunidades virtuais de aprendizagem Práticas docentes Educação Inclusiva Internet Vulnerabilidade socioeconômica e processos de apr Moodle satisfação do aluno de curso a distância SUBJECTIVE DEVELOPMENT Ambientes Virtuais de Aprendizagem Actions of teachers sáude Egressos Experiencia subjetiva customização do Moodle Narrativas Engajamento estudantil Competências comunicação eletrônica tecnologias digitais da informação e comunicação Desenvolvimento subjetivo Motivação Comunicação Digital Educação não formal e educação formal sujeito que aprende Aula de Música Cultura mediação pedagógica disciplina de ateliês a distância Livro digital clima de sala de aula DTAH uso das TIC no ensino médio Plataforma Moodle tutoria online Configuração subjetiva da identidade de aprendiz Convergência socio-construtivismo Mediação multivíduo Educação emocional Trajetórias Posicionamento do self trânsito religioso Multiculturalismo educação virtual Música e as novas tecnologias educação corporativa Redes e mídias sociais narrativas transmídias Matrículas e participantes Ensino de Música sentidos subjetivos Teoria do desenvolvimento ecologia de aprendizagem Atrator acadêmico futuro da educação PBL Educação permanente Alfabetização para crianças validity metodology of brazilian fatores de persistência Ciberespaço Violência de Gênero jovens protagonistas games Escola básica identidad del aprendiz educación superior mediação das TIC revisão de literatura Experiencias Subjetivas de Aprendizaje perfil do estudante universitário política pública Computador Polos de apoio competências docente Sociologia da moral Sentidos de docência posicionamentos éticos Sondiagem vídeos educativos disciplina on-line PROEJA enunciação estética self-perception Qualitative epistemology IBL Information and communication technology Challenges Configuração subjetiva resolução consensual de conflitos Escolha profissional Psicología social comparação Brasil e Estados Unidos felicidade Dialogismo Sistema UAB e seus elementos fundantes Interações Sociais na sociedade contemporânea Eficácia e eficiência psicologia socio cultural Desenvolvimento Infantil representações sociais Ensino na saúde Constructivismo de Orientación Sociocultural; multidisciplinaridade Ensino médio patologizacao Identidade do jovem Metodologia construtiva-interpretativa EJA FNDE SNAP - Ferramenta assíncrona Universidade metodologias es estratégias de ensino University Perspectiva Histórico Cultural Medicina cultura visual Gestão de equipe vínculos familiares Fatores de riscos Didática aplicada a língua portuguesa habituation. Didática aplicada a matemática Identidade visual Chalenge pós-covid ecossistemas de aprendizagem Strategies of learning internacionalização Estratégias de retomada Identidade do aprendiz Transferência Ensino Especial psicologia das humanidades digitais Uso das TDICS Vivências dos docentes tipos de aprendizagem Processos comunicacionais na EAD inclusão educacional Surdo ESCOLA INCLUSIVA Ensino remoto emergencial mobilidade internacional Subjetividade social e individual Rede de serviços forum intersubjetividade interação e docência online estratégias de efetividade da aprendizagem online Egressos de cursos a distância llearning process Pós-graduação em Psicologia Pertencimento acadêmico social Análise temática Políticas Educacionais simplificação Interatividade internalization constructive-interpretive methodology Jovens agentes Learning Community Basic education Qualidade do ensino Profissionais de saúde experiências de aprendizagem Tecnologia assistiva Teoria e prática Avaliação Discente Proposta pedagógica desenvolvimento humano do adulto educação da visualidade estratégias de superação psicologia cultural-histórico sócio-histórico-cultural Criança e adolescente perfil de usuário uso excessivo Navegabilidade Pesquisa e investigação Qualification. School for Workers Plano Estratégico discurso de opressão sentidos subjetivos da aprendizagem SNAPP ensino da matemática survey de avaliação da satisfação transmidiação tecnologias teoria institucional teoria da complexidade Protagonismo dos jovens Estudantes de Pós-Graduação Evolução dos sistema EAD comunidade de práticas Community of Practitioners Coronavírus, COVID-19 educação fundamental Robótica Práticas Educativas ecologia do conhecimento Equipe Escolar Vícios da internet scale-of-learners attitude Polos de EaD pós-graduação learning identity Estratégias meninas infratoras ensino da leitura formação online Online learning aprendizagem eletrônica Acesso Livre trajetórias de aprendizagem Refugiados docência Anomalias craniofaciais Oficina para autores de materiais de EAD gestão da educação a distância Planejamento em EAD configuração do AVA Objetos de aprendizagem planejamento do ensino institucionalização da educação a distância Atuação em Psicologia Escolar Aprendizagem Projeto Pedagógico para o ensino superior comunicação assincrona identidade cidadã sistema socioeducacional Autismo Novo regimento Educação de Jovens e Adultos prova processo seletivo Comunidade moral action of learning Desenho instrucional Itinerário formativo Portal do Professor ensino ultrasonografia Material didático EAD escola conectada Colegio Doutoral geração Y Febre Maculosa Moodle customization tecnologias e pratica pedagógica dinãmicas de si Ensino de ciências FAMÍLIA redes sociais Ética nos serviços públicos Professores de Arte animês cursos online em massa Identidad de Aprendiz Mapeamento trajetórias de vida REA Comunicação Não Violenta mobilidade Nativos digitais Gameficação Enseñanza Remota de Emergencia socioeducação acción de aprender território politicas publicas e desenvolvimento humano Projeto inovador Centro de Educação a Distância Assessoria Técnica para a Expansão do Ens. Super. subjective sense Fatores de risco criação do curso uso do quadro digital novas ecologias Sentido de presença future of education changes atendimento educacional Deficiência Auditiva Cultura digital. Subjetividade individual ensino remoto emergencial ERE Formação inicial de professores Participação Afetividade comunicação sistema socioeducativo aprendizagem conectada projetos de pesquisa Internet e padrões de comportamento Inovação pedagógica Desafios Educacionais Metodologias de EAD Aprendizagem Móvel software de acompanhamento do aluno Ecossistema aprendizagem situada attitudes sociograma laboratório de informática na educação Coordenação pedagógica no ensino fundamental inovação no ensino Institucionalização Experiência estética Entornos Personales del Aprendizaje tecnologia educacional uso do livro didático Curso técnico População em situação de rua Distance Education Context of COVID Crisis forum online tensionamentos métodos de exposição de conteúdos e avaliação Psicopedagogia Uso excessivo das TIC trilhas de aprendizagem educação musical ebook Teorias da aprendizagem comunidades de aprendizagem fases da institucionalização Avaliação de aprendizagem imagem Blended learning self dialógico cinema social pacientes de oncologia Jovens e adultos Recursos Educacionais Abertos Criatividade curso de licenciatura em artes visuais Psicologia Clínica mangas História de Vida TDAH aprender fazendo comunicação síncrona
CTIT UFMG