Somos UnB
UnB
Última atualização do sistema: 02.09.2024
HOME
INDICADORES
CONTATO
SOBRE
Professor
Wilsa Maria Ramos
http://lattes.cnpq.br/8051093143222873
Última atualização do Lattes: 14.08.2024
Unidade:
Faculdade de Educação (FE)
Departamento:
DEPTO PSICOLOGIA ESCOLAR DESENVOLVIMENTO
Nomes de citação:
RAMOS, W. M. / RAMOS, WILSA MARIA
Exibir Gráficos
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(20, 50% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(32, 13% com DOI)
+
Textos em Jornais ou Revistas
(4, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(54, 2% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
5
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
0
Outras:
24
Produção Técnica
Produto Tecnológico
(1)
+
Ano
2023
Título
Ensino híbrido, EAD e os efeitos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino e na pesquisa na pós- graduação em Psicologia.
Software
(2)
+
Ano
2001
Título
Sistema de Avaliação Diagnóstica
Ano
1998
Título
Elaboração do Plano de Carreira para o Magistério
Trabalho Técnico
(7)
+
Ano
2017
Título
Elaboração de material didático
Ano
2017
Título
Avaliação de projetos
Ano
2016
Título
Parecerista ad hoc em 3 trabalhos submetidos a Congresso
Ano
2016
Título
Parecerista ad hoc em trabalhos submetidos a Congresso
Ano
2005
Título
Secretaria de Ensino Superior - MEC
Ano
2005
Título
Elaboração de materiais didáticos de cursos na modalidade de EAD
Ano
2005
Título
Oficinas para elaboração de materiais didáticos
12 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Elaboração de texto mediacional
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Qualidade de Vida no Trabalho
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Avaliação de Projetos
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Fatores Humanos no Trabalho
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Formação de professores da educação infantil
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Instrumentação Musical
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Qualidade de Vida no Trabalho
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Reforma curricular no ensino da matemática e...
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 172
Professor da UnB (21)
Externo Identificado no Lattes (1)
Não identificado (150)
Rute Nogueira de Morais Bicalho
Lívia Veleda de Sousa e Melo
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Maristela Rossato
Cintia Inês Boll
Geane de Jesus Silva
Larissa Medeiros
Mindé Badauy
Cristiane Faiad
Janaina Angelina Teixeira
Thérèse Hofmann Gatti
Leticia Lopes Leite
Thaisa Ramos de Almeida
Mallu Stephanie de Almeida Nunes
Ana Laura Brasil Peralta
Silviane Bonaccorsi Barbato
Livia Veleda de Sousa e Melo
Natália Tatsch Wiesiolek
Antonia Célia Barros Lins Bonfim
José Vieira de Sousa
BOLL, CINTIA INES
Adolpho Pacheco Filho
Talita Costa Santos
Francisco Antonio Coelho Junior
Mozaniel Mendes Pereira Lima
Carmen Silvia Gabriel
Flávia Motoyama Narita
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
Maria Umbelina
Gerson André da S. e Silva
Zélia Miranda Kirlimik
Maria Umbelina Caiafa Salgado
Camila MendesTavares
Iara Carneiro Tabosa Pena
Lúcio Flávio Renault de Moraes
Débora Furtado
Igor André Ramos Almeida
Stela Martins Teles
Anna Engel
Polliana Teixeira da Silva
Rosana Lia de Souza Ferreira
Alice Miranda Bentes
Yasmim Cristinne do Amaral Silva
Lorrana Nunes Sousa
Diva Maria M Albuquerque Maciel
Luciane Corte Real
Bruno Porto Soares Oliveira
Hebert Rocha de Jesus
Marcus Eugênio Lima
Acácia Angeli dos Santos
Alan Rodrigues da Silva
Bruna Karoline Rodrigues
Roberta Assunção
ROSSATO, MARISTELA
Maria Débora O. Rodriguez
Nilza Eigenheer Bertoni
Oliveira, Lucas Santos
Miranda, Lisa Ferreira de
Spohr, Maria Julia Bueno
Bufolo, Ravena Nóbrega
Ricardo Cortez Lopes
Nicole Zaneti
Miriam Barbosa Tavares Raposo
Ana Paula Carlucci
Lucia Helena Cavasin Zaboto Pulino
Gerson André da Silva e Silva
Ana Marilis Guimarães Rocha
Cesar Coll
Marcello Ferreira
Fernanda Gerhardt de Barcelos
Vladimir Pinheiro do Nascimento
Raquel Alcantara
Iracema Campos Cusati
Maria do Socorro Silva de Aragão
Lydia Poleck
Maria Antonieta Antunes Cunha
Roberto Ribeiro da Silva
Arnaldo Vaz
André Freire Furtado
Nélio Carmo Vincenzo Bizzo
João Filocre Saraiva
Mirtes Miriam Amorim Maciel
Terezinha Azerêdo Rios
Renata Resende Silva Ferreira
Carolina Bauchspiess
Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura
Beatriz Fernandes Gomes Da Cruz
Caio Hélio Nascimento de Andrade
Angelica Guedes Dantas
Maria Fernanda Gonzales Londra
Abimael de Jesus Barros Costa
Julio Maurício González Ruiz
Diana Sulma Pardo Ibarra
Antonia Célia Bomfim
Martha Chenú
Leonardo Lazarte
Raquel de Almeida Moraes
Maria Rosa Ravelli Abreu
Lúcio Teles
Leila Miryam Guimarães
Maria Valéria Jacques de Medeiros da Silva
Daniel Rohe
Giovani Nóbrega
Cecília Leite Oliveira
Camilla Costa Rodrigues
COSTA SANTOS, TALITA
Valdir Adilson Steinke
Lucas Santos Oliveira
Lisa Ferreira de Miranda
Maria Julia Bueno Spohr
Ravena Nóbrega Bufolo
MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ;
RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão
Saulo Rufino de Sá
Janio Gustavo Barbosa
Fabiana Maria Bezerra Barbosa
Alvana Boff
Jane Farias Chagas Ferreira
Mariana Carolina Rego
Clerismar Aparecido Longo
Olga Ennela Bastos Cardoso
Alessandra Menezes dos Santos Serafini
ENGEL, ANNA
Simone Bordalho Escalante
Jaqueline Marques
Márcia Abrahão Moura
Helen Betane Ferreira Pereira
Maria do Socorro de Lima Oliveira
PERALTA, ANA LAURA BRASIL
Polliana Teixeira Silva
Isabela Machado da Silva
Mariane Cortat de Melo
Natasha Fogaça
Tatyana Gouveia Eulálio
Shirlei Marly Alves
Jose Dulac
Maria Cristina Albencoa
Flávia Silva Neves
Lígia Carvalho Libâneo
Daniel Magalhães Goulart
Mariana Oliveira dos Santos
Silvia Hidal
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Gabriela Sousa de Melo Mietto
Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda
Beatriz Louzada Guedes Carneiro Fontoura
Fernando William Cruz
Thalita Quatrocchio Liporini
Zaira da Cunha Melo Varizo
Mayra Camelo
Felipe Mattielo
Danielle Pereira da Costa
Gleidilson Costa Alves
Flávio Augusto Mendes Santos
Mariana Cortat
Clarissa Leite Flores
Geane de Jesus Silva
Sérgio Antônio de Andrade Freitas
Teresinha de Jesus Araújo M. Nogueira
Maria Cristina C.C. de Azevedo
Jane Faria Chagas-Ferreira
Erica de Aguiar BOTELHO
Luciana Barizon Luchesi
Darlene Cruz
AXT, MARGARETE
Germana Menezes da Nóbrega
MULLER, DANIEL NEHME
MONTAGNER, MARIA INEZ
Ana Júlia Pedreira
FRANÇA, RÔMULO ATAIDES
Mariana Carolina Barbosa Rêgo
482 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
Educação à Distância
formação continuada de professores
Teoria da Subjetividade
Atuação do Tutor
Ambiente Virtual de Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CULTURA DIGITAL
Formação continuada em serviço
Desenvolvimento humano
Educação online
Autonomia
Evasão no ensino superior
MOOC
Construção de cursos online
Construção de ambientes virtuais de aprendizagem
Avaliação de programas de educação a distância
evasão em cursos online
recursos humanos
Pandemia
Estratégias de aprendizagem
Competências Profissionais
Novas tecnologias da informação e comunicação
Políticas públicas educacionais
Psicologia escolar
Qualidade de Vida no Trabalho
gestão pedagógica
Elaboraçâo de materiais impressos
Persistência
Avaliação da aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Organização do Trabalho Pedagógico
docência online
políticas de gestão de pessoas
Epistemologia Qualitativa
aprendizagem e construção do conhecimento
Políticas Públicas
e-learning
compreensão leitora
pandemic
Gestão de RH em hospitais
democratização do acesso
ensino e aprendizagem
Tecnologias da Informação e Comunicação
Psicologia cultural
data mining web
Persistência no ensino superior
Didática da educação online
Subjetividade social
Formação docente
Escola do Trabalhador
Psicologia da educação
aprendizagem online
magistério, educação pública, fundamentos da educa
administração
Comunidade de Aprendizagem
Universidade Aberta do Brasil
ação docente
Avaliação
Ensino Híbrido
TIC
protagonismo do estudante
1a a 4a série
cursos massivos online
perfil profissional
Legislação Educacional
subjetividade
TDIC
educação superior
ensino superior a distância
identidade de aprendiz
WEBQUEST
Estratégias metacognitivas
mineração de dados educacionais
Inovação tecnológica
mídias sociais
Psicologia da aprendizagem
Ensino de artes
Elaboração do hipertexto
Evasão
Permanência
leitura e compreensão de textos
formação de voluntários
perfil do usuário da EAD
Qualificação profissional
licenciaturas na modalidade a distância
BNCC
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ação de aprender
sistema de cotas
estratégias de compreensão leitora
Sala de Recursos
Objetivos de Aprendizagem
institucionalização da EAD nas IES
implicações para os adolescentes
Práticas profissionais
interação docente online
Voluntariado
formação de professores
novas práticas pedagógicas
Processo seletivo
estudantes online
mídias sociais e impacto na aprendizagem
Ensino Superior
Metodologia Construtivo-Interpretativa
Desenvolvimento humano, infância(s) e cultura
Metodologias ativas
Configuração da ação de aprender
trabalho em pares
Impacto das TIC no ensino e aprendizagem
Ensino a distância
ecologias de aprendizagem
Tecnologias Digitais
Constituição Identitária
fórum temático
Inteligência Artificial
Instituto Federal Norte de Minas
gênero
Configuração subjetiva do ensinar e aprender
Covid-19
interdisciplinaridade
theory of subjectivity
Personalização da aprendizagem
Educação em Artes Visuais
modelo explicativo da evasão
Satisfação no trabalho
prestação de serviços comunitários
ensino remoto
Uso das TIC e formação de professores
Usabilidade
Inclusão
multimidias no ensino superior
Ser docente em tempos de Covid-19
INTERAÇÃO
teoria da persistência
protagonismo juvenil
democratização do conhecimento
inovação educacional
Metodologias
padrões de participação
aprendizagem mediada
comunidades virtuais de aprendizagem
Práticas docentes
Educação Inclusiva
Internet
Vulnerabilidade socioeconômica e processos de apr
Moodle
satisfação do aluno de curso a distância
SUBJECTIVE DEVELOPMENT
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Actions of teachers
sáude
Egressos
Experiencia subjetiva
customização do Moodle
Narrativas
Engajamento estudantil
Competências
comunicação eletrônica
tecnologias digitais da informação e comunicação
Desenvolvimento subjetivo
Motivação
Comunicação Digital
Educação não formal e educação formal
sujeito que aprende
Aula de Música
Cultura
mediação pedagógica
disciplina de ateliês a distância
Livro digital
clima de sala de aula
DTAH
uso das TIC no ensino médio
Plataforma Moodle
tutoria online
Configuração subjetiva da identidade de aprendiz
Convergência
socio-construtivismo
Mediação
multivíduo
Educação emocional
Trajetórias
Posicionamento do self
trânsito religioso
Multiculturalismo
educação virtual
Música e as novas tecnologias
educação corporativa
Redes e mídias sociais
narrativas transmídias
Matrículas e participantes
Ensino de Música
sentidos subjetivos
Teoria do desenvolvimento
ecologia de aprendizagem
Atrator acadêmico
futuro da educação
PBL
Educação permanente
Alfabetização para crianças
validity metodology of brazilian
fatores de persistência
Ciberespaço
Violência de Gênero
jovens protagonistas
games
Escola básica
identidad del aprendiz
educación superior
mediação das TIC
revisão de literatura
Experiencias Subjetivas de Aprendizaje
perfil do estudante universitário
política pública
Computador
Polos de apoio
competências docente
Sociologia da moral
Sentidos de docência
posicionamentos éticos
Sondiagem
vídeos educativos
disciplina on-line
PROEJA
enunciação estética
self-perception
Qualitative epistemology
IBL
Information and communication technology
Challenges
Configuração subjetiva
resolução consensual de conflitos
Escolha profissional
Psicología social
comparação Brasil e Estados Unidos
felicidade
Dialogismo
Sistema UAB e seus elementos fundantes
Interações Sociais na sociedade contemporânea
Eficácia e eficiência
psicologia socio cultural
Desenvolvimento Infantil
representações sociais
Ensino na saúde
Constructivismo de Orientación Sociocultural;
multidisciplinaridade
Ensino médio
patologizacao
Identidade do jovem
Metodologia construtiva-interpretativa
EJA
FNDE
SNAP - Ferramenta assíncrona
Universidade
metodologias es estratégias de ensino
University
Perspectiva Histórico Cultural
Medicina
cultura visual
Gestão de equipe
vínculos familiares
Fatores de riscos
Didática aplicada a língua portuguesa
habituation.
Didática aplicada a matemática
Identidade visual
Chalenge
pós-covid
ecossistemas de aprendizagem
Strategies of learning
internacionalização
Estratégias de retomada
Identidade do aprendiz
Transferência
Ensino Especial
psicologia das humanidades digitais
Uso das TDICS
Vivências dos docentes
tipos de aprendizagem
Processos comunicacionais na EAD
inclusão educacional
Surdo
ESCOLA INCLUSIVA
Ensino remoto emergencial
mobilidade internacional
Subjetividade social e individual
Rede de serviços
forum
intersubjetividade
interação e docência online
estratégias de efetividade da aprendizagem online
Egressos de cursos a distância
llearning process
Pós-graduação em Psicologia
Pertencimento acadêmico social
Análise temática
Políticas Educacionais
simplificação
Interatividade
internalization
constructive-interpretive methodology
Jovens agentes
Learning Community
Basic education
Qualidade do ensino
Profissionais de saúde
experiências de aprendizagem
Tecnologia assistiva
Teoria e prática
Avaliação Discente
Proposta pedagógica
desenvolvimento humano do adulto
educação da visualidade
estratégias de superação
psicologia cultural-histórico
sócio-histórico-cultural
Criança e adolescente
perfil de usuário
uso excessivo
Navegabilidade
Pesquisa e investigação
Qualification. School for Workers
Plano Estratégico
discurso de opressão
sentidos subjetivos da aprendizagem
SNAPP
ensino da matemática
survey de avaliação da satisfação
transmidiação
tecnologias
teoria institucional
teoria da complexidade
Protagonismo dos jovens
Estudantes de Pós-Graduação
Evolução dos sistema EAD
comunidade de práticas
Community of Practitioners
Coronavírus, COVID-19
educação fundamental
Robótica
Práticas Educativas
ecologia do conhecimento
Equipe Escolar
Vícios da internet
scale-of-learners attitude
Polos de EaD
pós-graduação
learning identity
Estratégias
meninas infratoras
ensino da leitura
formação online
Online learning
aprendizagem eletrônica
Acesso Livre
trajetórias de aprendizagem
Refugiados
docência
Anomalias craniofaciais
Oficina para autores de materiais de EAD
gestão da educação a distância
Planejamento em EAD
configuração do AVA
Objetos de aprendizagem
planejamento do ensino
institucionalização da educação a distância
Atuação em Psicologia Escolar
Aprendizagem
Projeto Pedagógico para o ensino superior
comunicação assincrona
identidade cidadã
sistema socioeducacional
Autismo
Novo regimento
Educação de Jovens e Adultos
prova processo seletivo
Comunidade moral
action of learning
Desenho instrucional
Itinerário formativo
Portal do Professor
ensino ultrasonografia
Material didático
EAD
escola conectada
Colegio Doutoral
geração Y
Febre Maculosa
Moodle customization
tecnologias e pratica pedagógica
dinãmicas de si
Ensino de ciências
FAMÍLIA
redes sociais
Ética nos serviços públicos
Professores de Arte
animês
cursos online em massa
Identidad de Aprendiz
Mapeamento
trajetórias de vida
REA
Comunicação Não Violenta
mobilidade
Nativos digitais
Gameficação
Enseñanza Remota de Emergencia
socioeducação
acción de aprender
território
politicas publicas e desenvolvimento humano
Projeto inovador
Centro de Educação a Distância
Assessoria Técnica para a Expansão do Ens. Super.
subjective sense
Fatores de risco
criação do curso
uso do quadro digital
novas ecologias
Sentido de presença
future of education
changes
atendimento educacional
Deficiência Auditiva
Cultura digital.
Subjetividade individual
ensino remoto emergencial ERE
Formação inicial de professores
Participação
Afetividade
comunicação
sistema socioeducativo
aprendizagem conectada
projetos de pesquisa
Internet e padrões de comportamento
Inovação pedagógica
Desafios Educacionais
Metodologias de EAD
Aprendizagem Móvel
software de acompanhamento do aluno
Ecossistema
aprendizagem situada
attitudes
sociograma
laboratório de informática na educação
Coordenação pedagógica no ensino fundamental
inovação no ensino
Institucionalização
Experiência estética
Entornos Personales del Aprendizaje
tecnologia educacional
uso do livro didático
Curso técnico
População em situação de rua
Distance Education
Context of COVID Crisis
forum online
tensionamentos
métodos de exposição de conteúdos e avaliação
Psicopedagogia
Uso excessivo das TIC
trilhas de aprendizagem
educação musical
ebook
Teorias da aprendizagem
comunidades de aprendizagem
fases da institucionalização
Avaliação de aprendizagem
imagem
Blended learning
self dialógico
cinema social
pacientes de oncologia
Jovens e adultos
Recursos Educacionais Abertos
Criatividade
curso de licenciatura em artes visuais
Psicologia Clínica
mangas
História de Vida
TDAH
aprender fazendo
comunicação síncrona
CTIT UFMG