Erlando da Silva Rêses http://lattes.cnpq.br/8519891607184656

Última atualização do Lattes: 19.03.2024

Nomes de citação: RÊSES, Erlando da Silva / RÊSES, ERLANDO DA SILVA / RESES, ERLANDO DA SILVA / RÊSES, E.S. / RESES, E.S. / RÊSES, Erlando Silva / RESES, Erlando Silva / RÊSES, Erlando / RESES, Erlando / DA SILVA RÊSES, ERLANDO / Da Silva Reses, Erlando
  • Trabalho Técnico (17)+
    • Ano
      2020
      Título
      MUXIMA: Identidade Racial e saberes ancestrais na Formação Docente
    • Ano
      2020
      Título
      Formação Continuada de Professores da Educação Infantil na Perspectiva da Corporeidade e da Literatura Afro-brasileira e Africana
    • Ano
      2020
      Título
      Identidade Étnico-racial e Enfrentamento do Racismo: um olhar sobre as ações nas escolas municipais de Areia-PB
    • Ano
      2020
      Título
      Romper o Silêncio do Racismo: o Processo de Construção de uma Consciência Antirracista na Educação Básica Brasileira
    • Ano
      2020
      Título
      Tem Racismo na sua Escola? Políticas e Práticas de Equidade Racial no Ensino Médio (Teresina-PI)
    • Ano
      2020
      Título
      Poronga da Equidade: Saberes Tradicionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em Práticas Escolares de Jambuaçu-PA
    • Ano
      2020
      Título
      Ensino de História e Educação Escolar Quilombola: O território como Campo Pedagógico na Pesquisa
    • Ano
      2018
      Título
      Revista Eletrônica Trilhas da História
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Sociedade e Estado
    • Ano
      2016
      Título
      Revista Sociedade e Estado
    • Ano
      2014
      Título
      Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos 2014/2017
    • Ano
      2012
      Título
      XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-CO
    • Ano
      2010
      Título
      Comissão para avaliar e selecionar periódicos no âmbito do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE PERIÓDICOS
    • Ano
      2010
      Título
      Membro da equipe de avaliadores dos livros didáticos de sociologia para o PNLD-2012
    • Ano
      2010
      Título
      Comissão de Seleção e Avaliação das Propostas de Cursos de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade
    • Ano
      2006
      Título
      Matriz dos Objetos de Avaliação do Programa de Avaliação Seriada - PAS/UnB
    • Ano
      2001
      Título
      Reelaboração do Currículo de Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Walace Roza Pinel Maria Luiza Pinho Pereira Lenilda Damasceno Perpétuo Sadi Dal Rosso Perci Coelho de Souza Reinouds Lima Silva Dimitri Assis Silveira Antonio Carlos Andrade de Souza Mario Bispo dos Santos PINEL, WALACE ROZA VIEIRA, Maria Clarisse Shirlei Daudt Rodrigues Elisabeth da Fonseca Guimarães JESUS, Leila Maria de Kattia Amin Flávio Marcos Silva Sarandy Nelson Dacio Tomazi Trajano Jardim Carlos Eugênio de Lemos Márcia Mariana Bittencourt Brito Julian Gindin Carlos Alberto Lopes de Sousa Henrique Organista Renato Hilário dos Reis Fábio M. Bueno Cristino Cesário Rocha Alisson Silva da Costa Nathália Barros Ramos Amaury Cesar Moraes Fernanda Caroline de Melo Pereira Roberto Goulart Menezes Roberto R.H.Gonzalez Isabel Porto Rego Zilda V. S. PFEILSTICKER Aldo A. Azevedo TORRES, Maria Madalena COSTA, S. N. Robson S. C. SILVA PARENTE, I. C. I. OLIVEIRA, T. CARNEIRO, T. Maria Lucia Lopes da Silva MARTINS, S. CASTELAR, Thamires SILVEIRA, N. A. C. O. AZEVEDO, A. M. C Aline da Costa Luz de Lima Rafael Litvin Villas Bôas Marleide Barbosa de Sousa Rios Ana Míriam Wuensch João Flávio Castro Moreira Bárbara Arruda da Silva Ana Paula da Silva Pinheiro Maria Margarida Machado Maria da Conceição da Silva Freitas Kátia Augusta Curado P.C. da Silva Isabela Ramos Ribeiro Amaral Rodrigues Gomes FERREIRA, CRISTIANO LUCAS SANT?ANA CARDOSO, LARA ANDRÉIA FRANCO ROCHA, PRISCILLA Weslei Garcia de Paulo PERPETUO, LENILDA DAMASCENO SILVA, REINOUDS LIMA Tatiana Moura Martins Marcilon Duarte Elizabeth Danziato REGO Marcelo Soares Pereira da Silva Thiago Oliveira Nunes Edson Marcelo Hungaro Pedro Fernando Avalone Athayde Regina Célia de Barros João Felipe de Souza Cláudio Amorim dos Santos Mônica de C. Magalhães Kassar Anamaria Santana da Silva Elaine Cáceres Anita Handfas Danúbia Régia da Costa Hélvia Leite Cruz Marcia Castilho de Sales Joice Marielle da Costa Moreira Claudia Dansa Iracilda Pimentel Carvalho Luiz Alves da Silva Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva José Vieira de Sousa Rosilene Conceição do Nascimento SANTOS, Maria de Lourdes Pereira dos ANGELIM, Maria Luiza Pereira Mad'Ana Desirée Castro Sebastião Cláudio Barbosa Angela Teberga Rodrigo E.S.Borges Jonas C.L.Valente Meire Cristina Cunha Juracy Machado Pacífico Carlos Edinei de Oliveira Santos, M.B Wesley da Silva Oliveira Nélia Paula Rodrigues da Luz Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves REIS, Renato Hilário dos Janaína Lopes Duarte Ana Cristina de Castro Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta José Adelson da Cruz Erci Ribeiro Kattia Amin de Jesus Athayde Figueiredo Maria de Lourdes R. Mollo Lara Andreia Santana Cardoso Hélida Lança Deise Mancebo Cláudia Valéria de Assis Dansa Jacira Helena do Valle Pereira Assis Maria Emília de Castro Rodrigues Valdemar Sguissardi Vinicius Armiliato Jacimara Villar Forbelloni Rita Diana de Freitas Gurgel Luís Henrique Donadio Lucio França Teles Mônica Castagna Molina Márcia dos Santos Ferreira Márcia Ondina Vieira Ferreira Ezequiel Antonio Rezende Pereira Neves Stefan Fornos Klein Shirleide Pereira da Silva Cruz Luiz Carlos Galetti Ana Tereza Reis da Silva Maria Auxiliadora César Ricardo Pires de Paula Alfredo Saad Filho Carlos Benedito Martins Oviromar Flores Raphael Lana Seabra Eduardo Dimitrov XAVIER, Libânia Haydée Glória Cruz Caruso GINDIN, Julián Sayonara de Amorim Gonçalves
Educação de Jovens e Adultos EDUCAÇÃO BÁSICA Educação: currículo gênero Formação de professores Ensino Médio Movimentos sociais Politicas Públicas de Educação Educação Popular ensino de sociologia Sindicalismo Docente Educação profissional e tecnológica representações sociais evasão escolar TRABALHO DOCENTE Sindicalismo da Educação educação em direitos humanos Sociologia Inclusão social Educação profissional Escola pública Trabalho e Educação PROEJA DIreitos Humanos Acesso ao Ensino Superior Políticas públicas Educação nas Prisões trabalho Extensão Universitária Currículo Paulo Freire Militarização da educação DIversidade Juventude Sociologia da Educação cinema memória social educação Associativismo Docente Qualidade no atendimento Educação Emancipadora MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO Motivação Avaliação de Política Pública sindicalismo Sujeitos da EJA Religião Identidade social Alfabetização de Jovens e Adultos historia da educação escolarização Instituto Federal de Educação Cultura Afro-brasileira e Africana FORMAÇÃO CONTINUADA Prática pedagógica identidade profissional coordenação pedagógica Cidadania Educação: aluno Ciências sociais satisfação do cliente ensino médio integrado formação de educadores Acesso e Permanência universidade pública Criatividade Legislação educacional territorialidade Gestão da educação Educação Superior Pública Capital e Trabalho Educação em prisões Politecnia Formação da Consciência MÉTODO PAULO FREIRE raça Interdisciplinaridade Formação de Pedagogos EDUCAÇÃO DO CAMPO Quilombo Pedagogia Socialista Atrativo cultural racismo treinamento crise do capitalismo Prática de ensino Consciência de Classe classe Social Emancipação Oralidade Educação Integrada Neopentecostalismo Formação de Trabalhadores Políticas educacionais Programa Brasil Alfabetizado Emancipação humana Educação infantil Saúde do trabalhador Cultura Popular controle social Método em Marx Trabalho como princípio educativo Pós-graduação educação a distância Sociologia do Trabalho Marxismo Preconceito lingüístico Escrita Etnia Cigana Teoria do Capital Humano Identidade territorial ações afirmativas Educação pública Movimento Estudantil Encarceramento Sala de aula Educação Tecnológica Tecnologia da Informação e Comunicação Financiamento da Educação Memória da Educação Epistemologia fidelização Direitos sociais educação escolar Condições de Trabalho intensificação do trabalho Educação libertadora-emancipadora Educação etnico-racial Tecnologias da Informação e Comunicação NEOLIBERALISMO Economia Solidária Relações étnico-raciais Indissociabilidade Ensino- Pesquisa- Extensão Reforma Agrária Materiais Recicláveis analise de conjuntura Currículo integrado Catadores público e privado Turismo Formação política Brasília Ensino e aprendizagem violência educação ambiental Migrante Turismo Cultural Teoria do Valor Trabalho Pedagogia Política cultural Democracia representativa Pedagogia da Libertação Docente Posição de Docentes Recursos humanos Eventos GESTÃO ESCOLAR Educação para a Paz literatura Orientação Vocacional Profissional SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA Desenvolvimento Mercantilização Prestacao de servicos entorno de Brasília Educação Especial e Inclusiva EDUCAÇÃO INTEGRAL ENSINO DE FILOSOFIA política brasileira formação docente Identidade Racial Metodologia de ensino Soberania nacional orientação educacional Feminismo Educação antirracista Programa de Avaliação Seriada MST sustentabilidade cultural violência escolar formação Revolução Russa Identidade cultural Ontologia Ceilândia Fragmentação Sindical fenomenologia Informação Onilateralidade Alfabetização Violência Simbólica cotas raciais Cultura Cigana Gestão de Pessoas História da Educação do DF parametros curriculares nacionais Liberalismo População em situação de rua Quilombo Mesquita Participação Social Material Didático Gestão de políticas públicas Sistema prisional EDUCAÇÃO FORMAL Ensino Fundamental Guiné-Bissau Precarização do Trabalho Distrito Federal Sistema de ensino Sociedade capitalista organização política Tempo livre Ludicidade Mercantilização da Educação redes sociais educação musical Educação Superior AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Organização laicidade periferização Geografia escolar Militarização do Ensino Participação popular Formação Acadêmica PROGRAMA MULHERES MIL aprendizagem colaborativa Participação Política Classes Populares Pesquisa-Ação Karl Marx Educação de adultos Projeto cultural Sindicalismo Operário trabalho escravo Questão Agrária Pesquisa científica reforma do ensino médio Democratização do Acesso Pedagogia do engajamento Documento Qualificação Profissional Educação Política Sociologia no Ensino Médio Assistencia Estudantil Organizações Sociais CAPITAL CULTURAL mudança social Organização Trabalho Pedagógico portadores de necessidades especiais Turismo local Patrimônio Histórico reprodução Cárcere privado teoria do conhecimento Arte e Movimento Terceirização do Serviço Público Educação Corânica Mundo do trabalho Análise de discurso Petróleo Autoritarismo Mobilização Estudantil desigualdade social Plano Distrital de Educação Tecnologia Socialismo Avaliação Qualitativa Parceria Público-Privado Portugal Método de pesquisa Novo Gama-GO Saberes Ancestrais processo de trabalho Hiperencarceramento Competitividade gesto musical Democracia Participativa Pronatec Psicólogo Novo Normal condições subjetivas Pesquisa Qualitativa Filosofia da Educação Pandemia do Coronavírus Imperialismo Software História Educação DF Rio de Janeiro Projeto qualidade de vida Crise hídrica Rede de pesquisadores Gabú Conjuntura Internacional Conjuntura Política pesquisa em educação Normalidade Conteúdos Referenciais estágio Supervisionado Gastronomia Atendimento ao cliente Feiras Turismólogo Vendas Pecuária de Corte resistência produtividade Reconhecimento reestruturação produtiva Urbanismo Sucesso escolar Utopia Concreta Crítica Cientista Social Heráldica Socialista Políticas públicas educacionais Programa Mais Educação Negritude Cooperativa de trabalhadores Indígenas EJA Acesso Ensino Superior história da física exportação Meio ambiente Festa Reproducao Social Estética Institucionalização Antiglobalização Condições Ambientais Ensino Superior Formação de leitores Conselho Municipal de Educação Adaptação ou Transformação Social teoria social Integridade Humana PROGRAMA DE EXTENSÃO Bourdieu cultura Biografia: Paulo Freire Pesquisa Avaliativa Abordagem Tridimensional da Representações Sociais Heterossexualidade Programa DF Alfabetizado Transporte público Escola Partidos políticos ideologia análise de conteúdo Educação Pública Universal pós-neoliberalismo Comissão Pastoral da Terra Movimento Junino Democratização Estratégia Democrática Popular condições objetivas Pedagogia da autonomia Concepção de Educação reintegração social teoria sociológica: Durkheim Parlamento Matriz de Consistência psicologia social Especialização Parlamento Brasileiro Situação de Refúgio Ibge ultraconservadorismo Periódico Multimídia periferia Propriedade rural Turismo receptivo mercado derivativo Ecolazer População Situação de Rua musicalidade Comunidade cigana Formação profissional Bebê Arte Intersetorialidade das Políticas Públicas Arte e Corporeidade ensino religioso acessibilidade curricular violência na escola Inclusão Piso Nacional Salarial Profissional ação educativa Educação Libertadora Gestão Democrática Eficiência Acidente de trabalho Planejamento estratégico Licenciatura Ciência Política Bem-viver Reforma Política Crise da Petróbras Recursos Hídricos Saberes tradicionais Educação indígena Livro Didático Plataformização da Educação heráldica Diversidade Religiosa Condições Psicossociais Fotografia psicodinâmica do trabalho Saber tradicional economia política socioeducação DIREITO À EDUCAÇÃO terceirização Sistema Educacional Educação Sexual Lazer Loucura Museu Cultura Local Faculdades da Terra de Brasília abordagem organizacional informatização rural ouvidoria dos correios avaliação de desempenho Terceirização do Trabalho Povo cigano Política Bullying Povos tradicionais Transição escolar Tempo de Trabalho Capitalismo Neoliberal Ecorrelações cultura da paz saude da mulher Violência Doméstica Ensino de História Metodologia Científica População LGBTQIA+ serviço público Educação prisional Educação de Jovens e Adultos Interventiva Expansão Educação Superior Prevenção de acidente Serviço Publico Municipal RESSOCIALIZAÇÃO Pará Integralidade humana Vigotski projetos de intervenção Calon penitenciária feminina Curso técnico Agroecologia Histórico-cultural Gestão de Políticas Sociais Saúde Psíquica Ensino de Física Comunicação e Informação pessoas em situação de rua Educação Física museu histórico Comunidade local Deslocamento urbano equidade racial Revista Educação Financeirizada Educação Mercadorizada Ivan Illich Nacionalismo Antonio Carlos Gomes da Costa Leitura e Produção de Texto Universidade de Brasília Gestão do Estudo tecnologia da informaçào ambiente virtual interativo Relações Sociais commoditie voluntariado Acessibilidade Mobilidade Social Concepções de Políticas Públicas Reforma trabalhista Manifesto Pioneiros da Educação Capitalismo Subalternidade classe operária Ciganidade luta de classes Criminologia Transporte turístico Relações de trabalho União Nacional dos Estudantes Técnicos Industriais vulnerabilidade social Parque Machado de Assis Politica Nacional de Museus Turismo Gastronômico Escola Unitária Makarenko Interseccionalidade Trabalho Alienado Cultura Científica Programa Cultura Viva produção do conhecimento projeto de pesquisa Sociolgia Urbana Conservadorismo Equidade na Educação educação não formal profissao docente Acesso Educação Superior Teória Política Sociologia-História Pandemia da Covid-19 Educação para Diversidade Etnia Patrimônio
CTIT UFMG