Raquel Maria de Melo http://lattes.cnpq.br/1782035958597931

Última atualização do Lattes: 09.05.2024

Nomes de citação: MELO, Raquel Maria de / MELO, RAQUEL MARIA / DE MELO, RAQUEL MARIA
Mestrado: 13
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 0
Outras: 16
  • Trabalho Técnico (1)+
    • Ano
      1998
      Título
      Avaliação dos pré-requisitos básicos da leitura e escrita em crianças de 0-6 anos.
Elenice Seixas Hanna Patrícia Serejo de Jesus Alessandra Rocha de Albuquerque Albuquerque, Alessandra Rocha de Manoel Rodrigues dos Santos Neto Marcelo F dos Santos Juliana Rodrigues Rios Lincoln da Silva Gimenes Deisy das Graças de Souza Thaís Cruz Andreozzi Júlio César Coelho de Rose Ana Raquel Queiroz Amaral Adriana Quirino Regiane de S Quinteiro Lauro Eugenio G Nalini Maísa Moreira Marcela Favarini Nunes Anaí Haeser Peña Danielle Lossio de Araújo F A S Gonçalves Sidia Nara M Campos Marília Santana Alves Marcileyde Tizzo Marina Kohlsdorf Fábio Freire Laporte Camila Fernanda Soares Leal Lidia Maria Marson Postalli Izabela Casseb Ferraz Saavedra-Dias João Henrique de Almeida Silvana Lopes dos Santos Tahcita Medrado Mizael Souza, Deisy das Graças de Postalli, Lidia Maria Marson Saavedra-Dias, Izabela Casseb Ferraz A B Pereira Domingos Savio Coelho Cláudia Maria Goulart dos Santos Laercia Abreu Vasconcelos Regiane Quinteiro Adriana M Quirino Gabriela lourenço Fernanda de Morais Trancoso McIlvane, W. J. André Lepesqueur Cardoso Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz Gleiton Nunes de Azevedo Marcelo F. L. Benvenuti Marcelo Frota Benvenutti Natasha F. Macedo Renata P. B. N. Cambraia Deise das Graças Souza HANNA, ELENICE S. CARMO, JOÃO DOS SANTOS Lílian Cherulli de Carvalho Alesandra Pinto Rosendo Ângela Maria Menezes Duarte LEAL, CAMILA FERNANDA SOARES João Cláudio Todorov Maria Adélia do Nascimento filha LAPORTE, FÁBIO FREIRE
Equivalência de estímulos alfabetização Análise do Comportamento Comportamento conceitual Escrita Leitura Pré-requisitos desenvolvimento Infantil Reorganização de Classes equivalência Discriminação de posição repertório recombinativo modelagem de controle de estímulos Programa de Leitura aprendizagem sem erro Transferência de função Discriminação Simples Aplicação de tecnologia de ensino IRAP Discriminação sem erro Pareamento ao modelo com atraso Modelagem de controle de estímulo Desenvolvimento autismo independência funcional classes de equivalência comportamento precorrente Treino com reversão comportamento verbal crianças Ordem dos treinos e testes operações aritméticas Seguimento de instruções diferencial semântico conceitos Cópia Treinos discriminativos Ressurgência tecnologia de ensino Discriminação simples com estímulos compostos Discriminação condicional Pareamento ao modelo Topografia de controle de estímulos Análise de Contingências RFT Modificação de estímulos Ditado Comportamento adjuntivo Coerção comportamento governado por regras polidipsia Comportamento Induzido por Esquemas de Reforçament Relações derivadas comportamento do ouvinte Treino de regras de resolução Matemática Procedimento de mancha redundante leitura musical Contexto Escolar co-requisitos depressão Relações condicionais Estímulos com significado social revisão de linha de base pareamento de identidade Aquisição de leitura biotipos Reforço comum Ecoico Classes de estímulos sondas Leitura com Compreensão Aprendizagem de escrita categorização social adição Esvanecimento Controle instrucional superseletividade Dicas Reforço específico Pareamento arbitrário subtração Ritmos Circadianos Unidade de Leitura Quantidade de relações treinadas Aprendizagem conceitual stimulus equivalence aprendizagem de leitura Sintaxe Compreensão de Leitura História pré-experimental Reversão de discriminação controle por unidades mínimas controle pelo antecedente Relações arbitrárias Histópria infantil Resposta de consumação Discriminações simples e condicionais Paradigma das relações conflitantes Discriminabilidade Contingência resposta-reforço Programação de treino discriminativo motivação elemento redundante reversão das relações de linha de base Treino de identidade Reconhecimento Leitura matemática Atraso ajustado Decimais Atividades lúdicas reading skills Razão Variável estímulos compostos Duração do Reforço Avaliação Comportamental de Leitura e Escrita Resposta de observação Estratégias alternativas de ensino Treino arbitrário Rastreamento Transferência de controle de estímulos Recombinação de unidades textuais writing skills aplicação práticas culturais Velhice Dica atrasada Consequência Específica Avaliação Perspectiva funcional Textual behavior miniature linguistic system Controle de estímulos parcial generalization exclusão Ensino Fundamental dificuldade de aprendizagem Tarefas distratoras Software Contingência Programada Leitura recombinativa aprendizagem Recordação BDI Dica deficiência visual Escala de diferencial semântico Educação Infanti Imitação generalizada Emparelhamento de estímulos resposta específica Aquiescência Baixo desempenho escolar Agências de controle Comportamentos depressivos Estereotipo de gênero Abelhas Homonegatividade Fading controle restrito Coleta de dados remota conceito Indução de humor topografia de resposta Contra-ataque Esquemas Concorrentes schedule-induced recombinative generalization Avaliação de Desenvolvimento Repertórios acadêmicos Contingências em filmes Preconceitos Capacitação de professores produto agregado Artmética taekwondo Privação esquema induzido por esquema de reforçamento polydipsia atitudes Erros aprendizagem discriminativa Reading Emparelhamento de identidade Ensino de leitura e escrita computer-assisted teaching Ensino sem erro Pré-aritmética Privação de resposta Práticas parentais Controle verbal Classes relacionais Recombination of behavioral units Emparelhamento multimodelos Preconceito Reforço não contingente Compartilhamento de tela Material Didático Aprendizagem sem erros falsas memórias Extinção tarefa de resposta construída com modelo atrasado idosos Números decimais Psicologia do Esporte Equivalência funcional controle contextual Magnitude de Reforco controle textual Discriminação Instruction following Modalidade sensorial Consequências específicas Análise aplicada do comportamento Atraso fxo Operações Aditivas Pareamento de Estímulos recombinação spelling difficulties Modelagem de estímulos Emparelhamento com o modelo adolescente em conflito com a lei Jogo educativo Princípio de Premack mídia Controle restrito de estímulo Metacontingência treino parental Relações de Equivalência radiação ionizante Aplicação no contexto clínico
CTIT UFMG