Vera Marisa Pugliese de Castro http://lattes.cnpq.br/0224720066630208

Última atualização do Lattes: 16.03.2024

Nomes de citação: PUGLIESE, Vera / PUGLIESE DE CASTRO, Vera M. / PUGLIESE, V. / PUGLIESE DE CASTRO, V. M. / PUGLIESE DE CASTRO, V. / CASTRO, Vera M. P. de / PUGLIESE - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, VERA
  • Trabalho Técnico (24)+
    • Ano
      2024
      Título
      parecer ad hoc para Revista História da Arte e da Cultura - UNICAMP
    • Ano
      2023
      Título
      parecer ad hoc para Revista Modos - UNICAMP
    • Ano
      2022
      Título
      parecer ad hoc para Revista Modos - UNICAMP
    • Ano
      2021
      Título
      Comitê Científico do 30º Encontro Nacional da ANPAP: (Re)existências
    • Ano
      2021
      Título
      Comitê Científico do 41º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios
    • Ano
      2021
      Título
      parecer ad hoc para Revista Arte & Ensaios - UFRJ
    • Ano
      2021
      Título
      parecer ad hoc para Revista Brasileira dos Estudos da Presença - UFRGS
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Arte e Ensaios - UFRJ
    • Ano
      2020
      Título
      parecer ad hoc para Revista Pós-UFMG
    • Ano
      2020
      Título
      parecer ad hoc para Revista PortoArte-UFRGS
    • Ano
      2019
      Título
      Comitê Científico do XXXIX Colóquio do CBHA: Inquietações e Estratégias da História da Arte
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Modos - UNICAMP
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Brasileira Estudos da Presença. UFRGS
    • Ano
      2017
      Título
      Comitê Científico do 26° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão Científica do IV Encontro do Grupo Modos: história da arte em museus
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Paranoá: Cadernos De Arquitetura E Urbanismo - UnB
    • Ano
      2017
      Título
      parecer ad hoc para Revista Modos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Museologia & Interdisciplinaridade do PPG em Ciências da Informação da Universidade de Brasília
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Pós do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG
    • Ano
      2016
      Título
      Revisão de Conteúdo para: CHINDLER, D. O Triunfo da Cor. O Pós?Impressionismo: obras primas do Musée d?Orsay e do Musée de l?Orangerie. Caderno Educativo do Programa Centro Cultural Banco do Brasil Educativo Brasília. Rio de Janeiro: Sapoti Projetos Culturais, 2016. 32p.
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc - Revista Ars - ECA/USP ? ISSN: 1678-5320
    • Ano
      2014
      Título
      Comissão Científica do II Seminário História da Arte e Museus: arquivos de museus
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Pólemos, na Publicação Semestral do Corpo Discente do Departamento de Filosofia da UnB
Aby Warburg Georges Didi-Huberman historiografia da arte montagem Pathosformel associação anacronismo Historiografia da Arte no Brasil arte brasileira contemporânea Teoria da Arte Iconografia política Henri Matisse Olhar Bené Fonteles Walter Benjamin Pathosformeln Retorno a Aby Warburg Adriana Varejão Fotografia Nachleben arte contemporânea Sujeito mesa de montagem Arte Moderna no Brasil Arte Contemporânea no Brasil Robert Rauschenberg Taxonomias na História da Arte arte no Brasil Monumento Barnett Newman Minimal Art Bilderatlas Mnemosyne Carolee Schneemann História da Arte teoria da abstração selos postais aéreos processo de criação Bienal Internacional de São Paulo Wassily Kandinsky Antropologia Plotino Lucio Costa MODERNISMO BRASILEIRO retorno crítico História da Arte Contemporânea pathos Jasper Johns não-saber da imagem Metodologia do Ensino em História da Arte trânsito de modelos Erwin Panofsky formação de museus artista teórico pinttura Théodore Géricault patrimônio artístico e cultural Mathias Grünewald Johann J. Winckelmann processo identitário Iconoclastia gênero Tarsila do Amaral metodologia em História da Arte instituições da História da Arte Semana de Arte Moderna Informal Europeu Metafísica Miguel Rio Branco MAM/SP Revista do Patrimônio modelos de tempo Antiguidade Nachleben der Antike Abstracao Arte brasileira Athos Bulcão Historicização da performance Expressionismo Abstrato Ressignificação de imagens ordem do discurso em História da Art artistas mulheres modernistas Modernismo iconografia americanista Iconografia/Iconologia Georges Disi-Huberman Poesia Visual pintura de paisagem Minimalismo Performance apropriação de imagens Fascismo Carl Einstein Victor Brecheret Brasília Musealização da performance acervo de arte Igreja Nossa Senhora de Fátima-DF História da Arte Antiga Pe. João Alfredo Rohr Ricardo Basbaum Ninfa Iberê Camargo História da Arte no Brasil MASP integração da arte e da arquitetura Poéticas Contemporâneas transtextualidade Ícones russos viajantes no Brasil cerâmica tapajônica Detalhe Arte e espiritualidade projeto educativo Nelson Leirner Alegoria regime visual Epistemologia Magazine Marie Claire Instituto Warburg Luto Revisão de fortuna crítica Habitus imagem dialética afinidades eletivas Ottone Zorlini estudos clássicos Imagem Arte Povera Historicização da Arte Contemporânea processo poético Trânsito de modelos plásticos Sigmund Freud Le déjeuner sur l'herbe Arte na Bahia mimesis e abstração Escultura Africana violência atlas Leonardo da Vinci Willhelm De Kooning Passagenwerk Iconografia Paleocristã princípios classificatórios da História da Arte erotismo selos aéreos brasileiros produção visual ameríndia no Brasil Iconologia flatbed virada poética leitura formal de obras de arte Damien Hirst SEGUNDA GUERRA MUNDIAL iconologia/formalismo indianidade Artur Lescher Imagens Fotográficas Nazifascismo Heurística BARROCO problemas teórico-metodológicos selo Idea vincit Giulio Paolini Paul Gauguin Teoria da Enunciação Lygia Clark Max Beckmann mimesis Pintura Era Vargas Arte Bizantina poesia concreta Sobrevivência da Imagem repatriação de obras de arte Hilma af Klint Gilda de Mello e Souza Maneirismo Arte Naïf Romantismo alemão Cícero Dias Candido Portinari Glênio Lima Ensino da História da Arte Marc Chagall poesiavisual Deleuze Concretismo no Brasil Neoplasticismo Codex Seraphinianus Superdotação Teoria, Crítica e História da Arte Expressionismo Alemão Nicolas-Antoine Taunay curadoria antropologia do visual tensão interpretativa Michael Wesely Arte moderna representação abstração informal Maria Graham Frida Kahlo 8ª Bienal Internacional de São Paulo revisão epistemologica cerâmica ameríndia corpo animal arqueologia historicização da modernidade selos postais Arte Popular Historia da arte medieval Arquitetura selos brasileiros Hélio Oiticica Dobra Otto Dix instalação Waldemar Cordeiro Piet Mondrian Missão Francesa arte latinoamericana exponibilidade do corpo do animal Antropologia Visual Melancolia Ritual Períodos Transicionais Crítica de arte Universidade de Brasília genealogia Tensões interpretativas Ernst Bloch Édouard Manet Paisagem Nova Objetividade Autoficção paradoxo visual Iconografia/iconografia cerâmica marajoara liberação gay formação em artes visuais não-saber Enciclopédias Brasil dos Viajantes taxonomias da história da arte
CTIT UFMG